Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Brasil de Leomar fracassa e França leva a Copa das Confederações de 2001

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 19/05/2013 às 9:19


Franceses fazem a festa com após bater o Japão. Foto: Conmebol

Dando prosseguimento às matérias que lembram as Copas das Confederações anteriores, chegamos ao ano de 2001. O torneio foi disputado em dois países - Japão e Coréia do Sul. Seria o ensaio para a Copa do Mundo do ano seguinte, também nos dois países. A França terminou como campeã na Copa das Confederações, que ficou marcada pela presença do volante Leomar, na época jogador do Sport, e pela demissão do técnico Leão após o fracasso na competição.


Pela primeira vez a Copa das Confederações contou com todos os campeões dos seus respectivos continentes. Nenhuma seleção abriu mão da vaga. Austrália (campeã da Oceania), Brasil (campeão da América do Sul), Canadá (campeão da Copa da Concacaf), Camarões (campeão da África), Japão (campeão da Ásia), França (campeão da Europa e do Mundo), México (atual campeão do torneio) e Coréia do Sul (país-sede) foram as equipes na disputa.


No grupo A, a França mostrou sua força e terminou em primeiro mesmo sem contar com craques como Zinedine Zidane. Teve espaço até para um derrota para a Austrália, que ficou em segundo no grupo. A grande surpresa, porém, foi o México, que defendia o título e terminou em último no chaveamento sem vitória alguma.


No outro grupo, o Brasil deu sinais de que também passaria em primeiro após vencer Camarões por 2x0 logo na estreia. No entanto, dois empates em 0x0 com Canadá e Japão colocaram a equipe de Leão em segundo. A seleção brasileira era formada basicamente por jogadores do Brasil como Leomar, Ramón e Washington. O futebol não era dos melhores.


Nas semifinais, o reencontro dos brasileiros com os franceses, carrascos da Copa de 98. E como no Mundial, os europeus levaram a melhor novamente. Não foi um show como na final da Copa, mas foi uma vitória segura por 2x1. Ramón anotou para os brasileiros de falta. Pires e Desailly fizeram os da França. Na outra partida, o Japão bateu a Austrália por 1x0.


Abatida com a derrota, a seleção de Leão ainda perdeu mais uma vez, desta vez para a Austrália por 1x0, e ficou em quarto na Copa das Confederações. A França bateu os donos da casa e ficou com o título pela primeira vez. O técnico Leão foi demitido na volta, e Leomar nunca mais foi convocado. Felipão assumiu o comando da canarinha e a história foi outra quando o Brasil voltou para o Japão e a Coréia um ano depois.


O cara


Robert Pires foi o personagem dessa Copa das Confederações. Sem Zidane na França, o meia assumiu o papel de maestro na equipe. Ele foi eleito o melhor jogador da competição e ainda foi um dos artilheiros com dois gols.


Cadê os gols?


A Copa das Confederações de 2001 é a que tem a menor média de gol da história, contando apenas as competições organizadas pela Fifa. Foram 31 gols e uma média de 1,94 por partida. Por outro lado, foi o torneio mais 'limpo' com poucos cartões amarelos (48) e apenas um vermelho.

Confira as edições anteriores:

> Brasil arrasa a Austrália na primeira Copa das Confederações

> México surpreende o Brasil e leva a Copa das Confederações de 1999

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias