Betinho marcou o gol que consolidou o 9º jogo invicto do Santa. Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
Desde 1992 o Santa Cruz não ficava tanto tempo sem perder numa competição nacional. Atualmente são nove jogos sem sair de campo com gosto de cabo de guarda-chuva. Foram sete empates seguidos da primeira à sétima rodada da Série B mais os dois triunfos seguidos contra Boa Esporte e Joinville. A posição na tabela só não é melhor - é o oitavo com 13 pontos - por causa da enxurrada de igualdades. Naquele citado 92, o tricolor estava na mesma Série B de hoje e ficou 13 partidas sem derrota.
Curiosamente, a série de 22 anos atrás começou na primeira rodada da competição com uma goleada de 4x0 em cima do Campinense no Arruda e teve como último capítulo um empate com o Central por 0x0 em Caruaru. A invencibilidade caiu na rodada seguinte, no Recife, com a vitória do Fortaleza por 1x0. Em meses foram quase dois: de 9 de fevereiro até a queda em oito de abril.
Porém, essa invencibilidade nem chega perto dos espantosos 27 jogos de 1978. O Campeonato Brasileiro era apenas um, seguindo aquele slogan de Onde a Arena vai mal, um time no Nacional, que marcou toda a década de 1970 sob o chumbo do regime militar. O Santa ficou invicto nas três primeiras fases e veio perder justamente na hora que não podia: no mata-mata. Nas quartas de final, diante do Internacional, perdeu no Recife e em Porto Alegre por 2x1 e 1x0.
Foram as únicas derrotas corais, que terminou a competição com a segunda melhor invencibilidade da competição ao lado do Grêmio. O Botafogo perdeu apenas uma. O Santa também somou mais pontos que o vice-campeão Palmeiras 48x44. O campeão foi o Guarani de Careca e Carlos Alberto Silva, que perdeu quatro vezes.
A invencibilidade de 27 jogos começou no dia 26 de março. Ironicamente ela caiu exatamente quatro meses depois, no dia 26 de julho. Foram 120 dias ou um terço do ano sem o torcedor sair de campo ou desligar o rádio frustrado. Nesse período o time marcou 52 gols e levou 20. A campanha teve vitórias sobre Atlético Mineiro, Fluminense e doses duplas nos conterrâneos Sport e Náutico.
RECENTE - Depois de 1992, o Santa conseguiria uma marca invicta mais expressiva apenas dez anos depois. Na Segundona de 2002 foram 11 jogos seguidos apenas vencendo e empatando. Ela começou ainda na primeira fase com um 4x0 em cima do Remo no dia 8 de outubro. O fim foi bem parecido com o desfecho de 1978. O tricolor chegou à semifinal com o Criciúme e perdeu as duas: 1x0 no Arruda e 3x0 em Santa Catarina. O Tigre terminaria sendo campeão daquele ano em cima do Fortaleza.
Nos seus três últimos acessos o Mais Querido também teve períodos invencíveis inferiores ao atual. Chegou mais perto em 2005 quando o vice na Série B o levou de volta à elite. Carlinhos Bala e Rosembrik lideravam o grupo que passou oito jogos invicto, ainda na primeira fase. Foram cinco vitórias e três empates.
Depois de quase fechar as portas, o Santa renasceu das próprias cinzas em 2011, o terceiro ano disputando a Série D. O time já havia surpreendido no Estadual ao vencer o - comparativamente - milionário Sport e impedir o hexacampeonato leonino e a confiança voltara para sair do inferno. E saiu com um empate diante do Treze pelas quartas de final. Aliás, esta igualdade está dentro do período de sete jogos sem derrota, que começara com um 2x1 em cima do Alecrim-RN. Foram quatro vitórias e três empates.
O acesso à Série B, conquistado no ano passado teve como bônus o título da Terceira Divisão, a primeira competição nacional conquistada pelos tricolores. A invencibilidade foi a menor dos acessos, apenas seis partidas. Mas o momento foi crucial. Eram os últimos seis compromissos, válidos por quartas, semi e a decisão. O Santa venceu cinco jogos e empatou apenas um, o primeiro da decisão com o Sampaio Corrêa.
Os jogos da maior invencibilidade do Santa Cruz
Campeonato Brasileiro 1978
Operário-MS 3x3 Santa Cruz
Santa Cruz 5x1 Volta Redonda
1Santa Cruz 2x2 Ponte Preta
Santa Cruz 2x1 Dom Bosco
Fluminense 1x1 Santa Cruz
Portuguesa 1x1 Santa Cruz
Santa Cruz 3x0 Sport
Santa Cruz 4x2 Ceará
Santa Cruz 1x0 Goiás
Santa Cruz 1x0 Fluminense
Santa Cruz 2x1 Bahia
Santos 1x1 Santa Cruz
Grêmio 1x1 Santa Cruz
Joinville 0x0 Santa Cruz
Santa Cruz 1x0 Náutico
Santa Cruz 6x0 Campinense
América-RN 0x0 Santa Cruz
Santa Cruz 3x0 Uberlândia
Santa Cruz 1x0 Sport
Botafogo-PB 1x3 Santa Cruz
Uberaba 0x1 Santa Cruz
América Mineiro 1x2 Santa Cruz
Santa Cruz 2x2 Cruzeiro
Santa Cruz 1x1 Villa Nova
Santa Cruz 3x0 Atlético Mineiro
ABC 1x1 Santa Cruz
Náutico 0x1 Santa Cruz
VEJA MAIS CONTEÚDO
