Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Trintões começam em alta na artilharia do Brasileirão

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 20/06/2016 às 16:33
Trintões começam em alta na artilharia do Brasileirão
Trintões começam em alta na artilharia do Brasileirão

Grafite, Bruno Rangel, Diego Souza e Rafael Moura lideram artilharia da Série A. Fotos: JC Imagem e Divulgação Grafite, Bruno Rangel, Diego Souza e Rafael Moura lideram artilharia da Série A. Fotos: JC Imagem e Divulgação

O início do Brasileirão deste ano vem sendo bastante produtivo para os jogadores mais veteranos. Dos cinco atletas que lideram a artilharia da competição, quatro são acima de 30 anos - Bruno Rangel (34) e Grafite (37) são os artilheiros com sete gols cada, enquanto Diego Souza (31) e Rafael Moura (33) aparecem logo atrás com cinco. Prova que idade é muito mais do que sinônimo de somente experiência na elite nacional. O único a furar a lista dos experientes é Luan, do Grêmio. O jogador do clube gaúcho tem 23 anos e cinco gols.

Desse quarteto, Diego Souza foi o único que esteve em todos os jogos. Pelo Sport, não só marcou os cinco gols como também ajudou o clube pernambucano com duas assistências. O meia é o responsável direto por todos os pontos do Leão no Brasileirão. Contra o Fluminense, nesse domingo, fez o gol da vitória rubro-negra por 2x1, após arrancar do meio de campo.

LEIA MAIS:

> “Não está fácil acompanhar a garotada”, diz Grafite

> Para Grafite, Santa Cruz não é surpresa no Brasileirão

Mas os concorrentes não ficam atrás quanto o assunto é presença. Grafite e Rafael Moura, por exemplo, estiveram em oito partidas, enquanto Bruno Rangel jogou nove, sendo uma vindo do banco de reservas. Sinal que a idade não vem pesando até o o momento.

Grafite, por sinal, foi quem começou como a sensação do campeonato ao marcar quatro gols nas duas primeiras rodadas, contra Vitória e Fluminense. Ele teve uma queda de rendimento nos jogos seguintes, mas nada que o impedisse de continuar no topo da artilharia. A vítima mais recente foi o Palmeiras, no sábado. O Santa Cruz, contudo, perdeu por 3x1 para os paulistas.

Apesar do momento de alta, Grafite prega humildade com os mais jovens. “Não está fácil acompanhar a garotada não. Tem que se empenhar nos treinamentos. Claro que a tecnologia permite a longevidade do jogador, mas o jogador se cuidando ajuda na longevidade. É prazer para eu disputar com os mais jovens”, disse o camisa 23.

O detalhe é que o Brasileirão tem histórico de "coroas artilheiros". No ano passado, Ricardo Oliveira, que na época tinha 35 anos, foi o líder da artilharia da Série A com 20 gols. Além dele, Fred (31), Borges (31), Kléber Pereira e Washington (ambos com 33 na época) foram artilheiros em 2014, 2011 e em 2008 respectivamente. No entanto, nenhum deles supera Romário, que em 2005, com 39 anos, balançou as redes em 22 oportunidades.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias