Ao invés de um leão, uma leoa. Uma mudança aparentemente sutil, mas repleta de simbolismo. Conhecidas como Oranjeleeuwinnen (Leoas laranja), as jogadoras da seleção feminina da Holanda carregarão no uniforme agora o animal condizente com o apelido. A Royal Netherlands Football Association (KNVB) e a Nike, fornecedora do material, mudaram o gênero do animal presente no escudo da federação como forma de incentivar a prática do desporto por mulheres.
LEIA MAIS:
> Time da Inglaterra é o primeiro no mundo a pagar os mesmos salários a homens e mulheres
> Em rede social, Diego Souza recebe apoio da torcida do Sport
> Dirigente do Náutico quer que evolução seja o suficiente para escapar do rebaixamento
> Clubes pernambucanos presenteiam sobrevivente de acidente da Chapecoense
> Santa Cruz: William Barbio elogia Náutico e prevê jogo difícil
Na divulgação, a fornecedora do material explicou a mudança feita no símbolo da seleção holandesa feminina. "Chamam-nos de leoas. Porque jogamos com fome. Somos selvagens em nossos corações e ninguém controla nossas habilidades. Nós somos leoas. Agora vamos vestir o que somos", diz a peça.
A estreia do uniforme está marcada para o próximo domingo (16), quando as holandesas enfrentam a Noruega no jogo de abertura da Eurocopa feminina 2017. A Holanda está no grupo A, junto também à Bélgica e Dinamarca. Originalmente, a divulgação do uniforme estava marcada para 2018, mas a KNVB adiantou por causa da competição continental.
Detalhe do escudo holandês. Foto: Divulgação