França, Bélgica, Inglaterra e Croácia. Quatro seleções e apenas uma taça. Duas campeãs mundiais em busca do segundo título e outras duas atrás do feito histórico e inédito e levantar o troféu da Copa do Mundo. Um estudo desenvolvido pelo modelo matemático da Escola Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas. Depois das eliminações de Brasil, Espanha, Portugal, Argentina e Uruguai, a probabilidade dos Blues cresceu ainda mais.
LEIA MAIS:
> Oferta do PSG tornaria Philippe Coutinho o jogador mais caro da história
> Camisa da Juventus com nome de Cristiano Ronaldo é vendida em Turim
> “Neymar chegará à Paris com raiva e desejo de vingança”, afirma Buffon
O time comandado por Didier Claude Deschamps tem 32%, ou quase um terço de soltar o grito da garganta no dia 15 de julho. A França não conquista um título em Copas do Mundo há 20 anos - venceu em 1998, no Mundial sediado na sua própria casa. Por outro lado, a Inglaterra, que vive um jejum ainda maior. Não levanta o troféu há 52 anos - a primeira e única vez foi em 1996, na Copa sediada também em sua própria casa.
Segundo o estudo da FGV, a Bélgica tem 23% de ganhar esta Copa, enquanto a Croácia aparece com 21%. Um simulação feita pela Fundação, já havia apontado a França como campeã e o Brasil eliminado pela Bélgica. Esta pesquisa, por sua vez, é ainda mais minuciosa, por leva em consideração quatro mil jogos entre 222 seleções desde o início da Copa que foi sediada no Brasil, em 2014.
"A probabilidade de acontecer um empate no jogo entre a Bélgica e França é grande. As chances do placar de 1 a 1 acontecer são de 12%. Já a desclassificação parece ser menos provável. O modelo matemático diz que a previsão da vitória belga por 2 a 1 é de 8%. Para o placar de 1 a 0 é de 7%", explicou o professor Moacyr Alvim, em entrevista ao jornal esportivo Lance.
Semifinais
A Inglaterra é apontada como a segunda favorita ao título de acordo com o estudo. Foto: Reprodução/Twitter England
Em relação ao placar desta seminifinal, a maior probabilidade é para o 2x1 da França diante da Bélgica. Este marcador aparece com 9% de chance de acontecer. Já para o duelo da segunda semifinal da Copa do Mundo, que acontece nesta quarta-feira (11), às 15h, os cálculos apontam um equilíbrio ainda maior entre Croácia e Inglaterra. No entanto, a seleção dos três leões leva vantagem. "A seleção inglesa tem 35% de chegar à final e a croata, 32%. As chances de prorrogação ou pênaltis são de 33%", analisou o professor.