Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Criador do Bita revela que nome do personagem foi homenagem ao "Garoto de Ouro" do Náutico

Tiago Morais
Tiago Morais
Publicado em 24/07/2018 às 19:14
MR PLOT/DIVULGAÇÃO
ANIMAÇÃO Mundo Bita é um sucesso no YouTube e já foi indicado ao Grammy Latino - FOTO: MR PLOT/DIVULGAÇÃO

Quem ouve o "Bom dia, o sol já nasceu lá na fazendinha", ou ensina os filho(a), a escovar os dentes com a canção "xic, xic, xic, para lá e para cá, da escova quando escova o nosso dente', ou se emociona com "A diferença é que nos une", talvez não tenha noção da ligação que o personagem tem com Pernambuco, mais ainda com o futebol pernambucano.

A produtora responsável pelos vídeos do Mundo Bita se chama Mr Plot e foi criada em 2011 pelos sócios João Henrique, Chaps Melo e Ênio Porto. O personagem Bita, porém, surgiu um ano antes, quando o designer Chaps se inspirou no mundo do circo para criar um boneco para Anabel, sua primeira filha. No ano seguinte, a empresa surgiu com a proposta de entrar no mundo dos aplicativos e criar um app infantil em português. Com o boneco da filha, restava o nome para o desenho infantil. E foi uma homenagem ao pai de Chaps.

Com quase 50 anos de diferença, o personagem infantil foi uma homenagem ao atacante e foi então que os "Bitas", se encontraram na história. Nas décadas de 60 e 70, o "Homem do Rifle" fez história com a camisa do Náutico e do Santa Cruz, onde conquistou 10 títulos do Pernambucano em sequência e é, até hoje, o maior artilheiro da história do Timbu, com 221 gols marcados. Já nos últimos sete anos, o desenho Mundo Bita se tornou uma febre entre as crianças, com mais de meio bilhão de visualizações no YouTube.

"É um nome muito presente em minha vida. Meu pai sempre exaltou o hexa, como qualquer alvirrubro que viveu aquela época. Ele escalava o time inteiro e sempre falava do atacante. Na hora de definir o personagem, veio a ideia de usar Bita, um nome fácil de falar para as crianças", disse Chaps Melo, um dos criadores do desenho em entrevista ao repórter Diego Toscano do JC.

Leia a reportagem completa AQUI

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias