Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Cinco chaves para a superfinal da Libertadores entre River Plate e Boca Juniors

Maria Lua Ribeiro
Maria Lua Ribeiro
Publicado em 23/11/2018 às 12:07
Fotos: AFP.
Fotos: AFP.

AFP

Após o empate em 2 a 2 no jogo de ida, na Bombonera, Boca Juniors e River Plate decidem a final da Libertadores no sábado (24) com as casas de apostas marcando tendência de 50% de chances para cada um.

1. Gallardo, onipresente

Impedido de entrar na Bombonera no jogo de ida, por conta de suspensão de quatro jogos pela Conmebol, o técnico Marcelo Gallardo poderá ir ao Monumental na partida de volta. No entanto, o treinador está proibido de se sentar no banco e ter comunicação com seus assistentes e jogadores, antes, durante e depois da bola rolar.

Mas a simples presença de Gallardo em um dos camarotes do estádio já é uma vitória para o River, já que o comandante é muito mais do que um técnico. É líder indiscutível do time, alma e nervos de um elenco que o escuta como um profeta.

Prova disso foi a presença do treinador no intervalo da semifinal contra o Grêmio, quando a equipe perdia por 1 a 0 e virou para se garantir na final, desobedecendo sua suspensão para revolucionar o vestiário.

2. O efeito Monumental

O empate na primeira partida deixa o confronto aberto, mas o River começará o jogo em casa com a sensação de ter conquistado bom resultado no estádio do rival. Fazer a decisão em seu estádio, com 63 mil torcedores a seu favor, representa para o River uma vantagem e a lembrança dos três títulos da Libertadores conquistados.

Assim como as vitórias contra o colombiano América de Cali, em 1986 e 1996, e contra o Tigres do México em 2015, o River será novamente o mandante da partida que decide o torneio.

"Que os torcedores do River acreditem, porque têm com o que acreditar", soltou Gallardo para alimentar a paixão de seus fiéis torcedores.

Por outro lado, o Boca de Guillermo Barros Schelotto não perdeu fora de casa nesta edição da Libertadores. Além disso, o treinador xeneize não sabe o que é perder em três jogos disputados no Monumental, com balanço de duas vitórias e um empate.

LEIA MAIS:

Boca e River empatam e deixam aberta decisão por título da Libertadores

Superfinal de tirar o fôlego: Boca x River pelo título da Libertadores

“Nenhum estádio me intimida”, afirma árbitro da final da Libertadores

Finais da Libertadores entre Boca Juniors e River Plate não terão torcida visitante

3. Ponzio, o reforço

Uma lesão muscular sofrida contra o Grêmio tirou o capitão Leonardo Ponzio da primeira final na Bombonera. Mas o "León", 36 anos, acelerou sua recuperação para voltar a ser a voz de Gallardo dentro de campo.

Estrategista determinante, Ponzio é o encarregado do primeiro passe no River e onde se iniciam as jogadas ofensivas da equipe. Sabe em qual momento acelerar ou segurar o jogo, sendo sua experiência internacional um ponto vital para este tipo de confrontos que pedem sabedoria e cabeça fria.

4. Duelos de coletivos

O River jogou bem ao longo da temporada com um esquema 4-3-1-2, enquanto o Boca sofreu interessante transformação em setembro com a entrada do colombiano Sebastián Villa em seu tradicional 4-3-3.

O time de Gallardo tem uma grande dinâmica no meio campo, com a evolução de jogadores como Gonzalo Martínez, Exequiel Palacios, Ignacio Fernández e o colombiano Juan Fernando Quintero. O Boca, por outro lado, se refugia principalmente no passe longo de Pablo Pérez para explorar a força e velocidade de Ramón Ábila e Villa na frente.

Mas ambos os times chegarão ao confronto com desfalques importantes em suas estruturas. O River não contará com o colombiano Rafael Santos Borré por acúmulo de cartões, enquanto o Boca sentirá a ausência do atacante Cristian Pavón por lesão muscular que o tirou do primeiro confronto na Bombonera.

5. Glória ou humilhação eterna

Quando a bola rolar, iniciará o superclássico da glória ou da humilhação, jogado fora dos gramados e alimentado pelas torcidas e nas redes sociais.

A rivalidade entre antigos vizinhos do bairro La Boca, onde ambos nasceram há mais de um século apenas separados por três ruas, é uma das mais famosas do futebol.

O River carrega em sua história recente a vergonha de um rebaixamento à segunda divisão, em 2011, um episódio dolorosa para sua torcida e que faz salivar os torcedores do Boca antes de qualquer clássico.

Levando esses pontos em consideração, o vencedor da superfinal da Libertadores abraçará a glória eterna, enquanto o perdedor terá consigo a humilhação durante a vida.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias