Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Brasil vence o Peru e conquista a nona Copa América no Maracanã

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 07/07/2019 às 19:02
Gabriel Jesus marcou um dos gols do título do Brasil da Copa América 2019. Foto: AFP
Gabriel Jesus marcou um dos gols do título do Brasil da Copa América 2019. Foto: AFP

A partida estava aparentemente sob controle, mas ganhou tom dramático com a expulsão do atacante Gabriel Jesus na metade do segundo tempo. Para a alegria da nação verde e amarela, neste domingo, prevaleceu o conjunto da seleção brasileira dirigida pelo técnico Tite. O Brasil venceu por 3x1 o Peru na final e conquistou a nona Copa América no Maracanã. Os gols foram marcados por Everton, Gabriel Jesus e Richarlison. Guerrero fez para os peruanos.

Quase 70 mil torcedores assistiram no lendário palco do futebol mundial a Canarinho conquistar pela quinta vez dentro de casa o torneio sul-americano. O que gerou uma renda de mais de R$ 38 milhões, a maior do futebol brasileiro. Agora, dos nove títulos, o Brasil conquistou todos os cinco que disputou em território nacional.

O JOGO

Os peruanos começaram a partida tentando surpreender os brasileiros. Logo após a bola rolar, os visitantes arriscaram dois chutes de fora da área com os meias Cuevas e Tapia. Enquanto isso, a Canarinho suportava com tranquilidade as investidas. E na primeira oportunidade, levou a torcida ao delírio no centenário campo.

Aos 14 minutos, o atacante Gabriel Jesus realizou linda jogada do lado direito, passou pelo lateral-esquerdo Trauco, e cruzou para o também atacante Everton completar, batendo de primeira, para o fundo da rede. Gol que deixou o jogador do Grêmio na artilharia da Copa América com três gols, antes tinha marcado contra a Bolívia e o próprio Peru na primeira fase da competição.

Se antes de abrir o placar a seleção brasileira já dava sinais de consciência e controle na partida, depois ainda mais. A equipe do técnico Tite recuou as linhas e esperou os espaços para atacar o Peru. Em dois momentos, criou lances com o meia Coutinho aparecendo como “homem supresa” dentro da grande área e na cabeçada do centroavante Roberto Firmino.

A defesa do Brasil não sofreu nenhuma ameaça. Até um detalhe acabar com invencabilidade do goleiro Alisson, que não tinha sofrido nenhum gol na Copa América. Pelo lado esquerdo, Cueva tabelou com meia Flores e tentou devolver, mas a bola bateu na mão de apoio do zagueiro Thiago Silva, que tentou parar a jogada com um carrinho.

E dentro da grande área, o árbitro chileno Roberto Tobar marcou pênalti. Ele revisou o lance no VAR e confirmou a penalidade, contrariando a mais recente recomendação da FIFA. Aos 43, o artilheiro Guerrero foi para a cobrança e converteu. Só que o lance não abalou a consciência da seleção brasileira.

De forma madura e rápida, a equipe verde e amarelo conseguiu criar a jogada do desempate no último lance do primeiro tempo. Firmino roubou a bola pelo lado direito e passou para o volante Arthur, que arrancou pelo meio-campo. Já perto da grande área, aos 47, Gabriel Jesus apareceu do lado esquerdo dele, recebeu o passe, e de forma tranquila mandou para o fundo da rede na saída do goleiro Gallese.

LEIA MAIS

Argentina se despede da Copa América mais forte

Estados Unidos conquistam tetracampeonato mundial de futebol feminino

“Nos faltaram com respeito durante toda Copa América”, afirma Messi

Brasil se candidata para sediar mundial de futebol sub-20 de 2021

Tite reforça compromisso com a seleção brasileira: ‘2022 é o contrato’

Na etapa final, a seleção brasileira voltou do intervalo marcando o Peru na saída de bola. Em busca do terceiro gol, o Brasil segurava os peruanos e esperava o espaço para acertar o contra-ataque. Até os 24 minutos, a final ficou lá e cá. Com os donos da casa, levando mais perigo do que os visitantes no Maracanã.

Porém, depois, um lance mudou a história do fim do jogo. Gabriel Jesus levou o segundo cartão amarelo em uma falta de ataque e foi expulso. Assim, o treinador Gareca colocou a seleção peruana para o “tudo ou nada” e não restou outra opção a Canarinho, que não fosse se defender. Tite colocou gás no ataque com Richarlison na vaga de Firmino. Além disso, acionou o zagueiro Éder Militão no posto de Coutinho.

Substituição que deu certo e o Brasil conseguiu ainda aumentar a vantagem no placar. Everton foi derrubado em jogada de infiltração na grande área e o árbitro Roberto Tobar marcou pênalti. Ele consultou o VAR e confirmou a infração. Aos 44, Richarlison converteu o pênalti e garantiu o título.

FICHA DO JOGO - BRASIL 3X1 PERU 

Brasil - Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho (Éder Militão); Everton (Allan), Roberto Firmino (Richarlison) e Gabriel Jesus. Técnico: Tite.

Peru - Gallese; Advíncula, Zambrano, Abram e Trauco; Yotún (Ruidíaz), Tapia (Christofer Gonzáles), Carrillo (Polo), Cueva e Flores; Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ. Árbitro: Roberto Tobar (CHI). Assistentes: Christian Schiemann e Claudio Rios (ambos do Chile). Cartões amarelos: Thiago Silva, Richarlison (Brasil). Tapia, Advíncula (Peru). Cartão vermelho: Gabriel Jesus (Brasil). Gols: Everton aos 14' do 1ºT, Guerrero aos 43' do 1ºT, Gabriel Jesus aos 47' do 1ºT e Richarlison aos 44' do 2ºT. Público total: 69.986 torcedores. Renda: R$ 38.769.850,00

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias