Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

ranking

Novo ranking da CBF traz Sport à frente de Náutico e Santa Cruz

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou, nesta terça-feira (10), a versão 2020 do ranking oficial de clubes do País

Luana Ponsoni
Luana Ponsoni
Publicado em 10/12/2019 às 17:26 | Atualizado em 03/03/2022 às 16:39
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
O critério de avaliação do ranking leva em consideração a classificação final dos clubes nas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

A direção de competições da Confederação Brasileira de Futebol divulgou, nesta terça-feira (10), a versão 2020 do ranking oficial de clubes do País.

Assim como na lista de 2019, o Sport volta a figurar na 16ª colocação, agora com 7.237 pontos. O Santa Cruz, por sua vez, caiu da 28ª para 34ª colocação, com 4.378.

Apesar de ter conquistado o acesso à Série B no próximo ano, o Náutico também perdeu posições. Deixou de ser o 36º para 41º, com 3.748. 

O critério de avaliação para a formação do ranking leva em consideração a classificação final dos clubes nas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, além da Copa do Brasil.

Mas este desempenho é medido nos últimos cinco anos, com pesos diferentes, sempre com vantagem maior para os resultados obtidos nos torneios mais recentes.

É por este motivo que o Sport manteve a 16ª colocação nas duas últimas listas. Entre 2018 e 2019, consta na história do Leão um rebaixamento à Série B e um acesso a Série A.

Já o Santa Cruz tem uma Série A no retrospecto dos últimos cinco anos, mas vai para o terceiro ano, em sequência, na Série C.

Enquanto o Náutico não atua na elite do futebol brasileiro desde 2013, acumulou os dois últimos anos na Série C, mas conseguiu retornar à Segunda Divisão em 2020.

Entre as agremiações nordestinas, o grande destaque é o Bahia, que segue como o melhor time da Região na lista. Na classificação passada, aparecia como 15º e, na atualização, é o 10º, com 10.719.

LÍDERES

Em se tratando dos três primeiros colocados do ranking do ano passado, alteração de colocação apenas para o rebaixado Cruzeiro.

A Raposa deixou a vice-liderança do ranking da CBF, com 15.822, para a 4ª colocação com 15.118. A liderança permanece como o Palmeiras, que tem 16.640, e o terceiro lugar com o Grêmio, com 15.160.

A novidade entre os três primeiros passa a ser o Flamengo, que assumiu a vice-liderança.

A equipe do português Jorges Jesus foi a campeã do Brasileirão 2019 e também faturou a Taça Libertadores da América (que não conta pontos para o ranking da CBF). 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias