Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Invasão da torcida organizada do Sport na festa do Santa Cruz "surpreendeu" Polícia Militar

Luana Ponsoni
Luana Ponsoni
Publicado em 04/02/2020 às 10:46
Tricolores comemoravam o aniversário da fundação do clube no pátio do Santa Cruz. Foto: Reprodução
Tricolores comemoravam o aniversário da fundação do clube no pátio do Santa Cruz. Foto: Reprodução

Em nota enviada na manhã desta quarta-feira (4), a Polícia Militar de Pernambuco relata ter sido "surpreendida" pelo tumulto e pancadaria provocados pela torcida organizada do Sport durante a realização do evento de comemoração dos 106 anos de fundação do Santa Cruz, na noite dessa terça-feira (3), no Largo da Santa Cruz, na Boa Vista, Centro do Recife. Na festa, também estavam presentes crianças. Várias pessoas ficaram feridas.

» Marcelo Pereira: Desrespeito à história do Santa Cruz

>> Em perfil de uniformizada do Santa Cruz, torcedores falam em 'revide' contra organizada do Sport

>> Organizada do Sport diz que 'não compactua' com ataque no aniversário do Santa Cruz

» Carlyle Paes Barreto: organizadas riem e futebol chora

» Vídeo registra hora em que organizada do Sport chega ameaçando festa de torcedores do Santa Cruz

>> Confira o especial Dossiê: organizadas

A corporação esclarece que fazia o patrulhamento na comemoração quando "um grupo com cerca de 80 pessoas, supostamente integrantes de uma das torcidas organizadas"do Sport chegou "de forma bastante agressiva, usando pedras, paus e garrafas para atingir os torcedores que festejavam", e que "os policiais, que estavam posicionados em frente à igreja, partiram para cima na tentativa de contê-los".

{GALERIA}

As autoridades de segurança ainda relatam que, durante a afronta, os tricolores decidiram resistir aos invasores e teve início uma briga generalizada. Para conter o tumulto, a Polícia Militar dispersou os agressores e patrulhou a vizinhança para evitar nova aglomeração. Com o fim da confusão, a festa foi reiniciada, só se encerrando às 22h, por determinação dos policiais.

Segundo nota, "dois dos agressores ficaram machucados e acabaram detidos, mas foram liberados porque ninguém quis representar contra eles".

Confira íntegra da nota

A Polícia Militar esclarece que estava fazendo o patrulhamento na festa do aniversário do Santa Cruz, no Largo do mesmo nome, quando foi, juntamente com os participantes, surpreendida pela invasão de um grupo com cerca de 80 pessoas, supostamente integrantes de uma das chamadas “torcidas organizadas” do Sport. Eles chegaram de forma bastante agressiva, usando pedras, paus e garrafas para atingir os torcedores que festejavam. De imediato, os policiais, que estavam posicionados em frente à igreja, partiram para cima na tentativa de contê-los. Ao mesmo tempo, tricolores também decidiram resistir aos invasores e teve início uma briga generalizada. A ação da PM, no entanto, evitou que o pior acontecesse, dispersando os agressores. Dois deles ficaram machucados e acabaram detidos, mas foram liberados porque ninguém quis representar contra eles. Policiais com motos patrulharam a vizinhança para evitar nova aglomeração. Com o fim da confusão, a festa foi reiniciada, só se encerrando às 22h, por determinação dos policiais. Populares que estavam na festa e seus organizadores agradeceram a pronta intervenção dos PMs, admitindo que sem ela poderia ter acontecido uma tragédia no local.

Relato da confusão

Várias crianças jogando futebol na rua em um campo improvisado. Torcida cantando, a plenos pulmões, as músicas do Santa Cruz, muitos sorrisos, palmas e alegria. Tudo isso em um local bastante emblemático: o Pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, onde o clube coral nasceu, há 106 anos. O cenário era o ideal para uma linda festa de aniversário. Só que integrantes da Torcida Jovem, do Sport, invadiram o local e, com muita selvageria, promoveram cenas de violência, inclusive com relatos de tiros e muitas pessoas feridas.

Veja o vídeo do momento exato que descreve o parágrafo escrito acima.

No local, os poucos policiais militares presentes tentaram conter a confusão, mas tiveram dificuldades. Vários vídeos circularam nas redes sociais do momento que começou todo tumulto. Pedras, pedaços de pau e todo tipo de objetos foram arremessados. Se tornando numa praça de guerra.

Os torcedores do Santa Cruz, que não faziam parte da torcida organizada tricolor, e que estavam ali apenas para comemorar o aniversário do seu clube, tiveram de se esconder nos bares das redondezas para não serem agredidos. Muitos pais que levaram seus filhos foram obrigados a se protegerem dos vândalos, se escondendo nos banheiros dos bares.

Nas redes sociais, centenas de tricolores narraram os momentos de terror vivido nesta segunda-feira. Jhonny Guimarães, por exemplo, explicou como ajudou a salvar uma criança do pior.

LEIA MAIS

Opinião: Arruaça de baderneiros de torcida organizada do Sport é um desrespeito ao Santa Cruz

Opinião: Torcidas organizadas riem e o futebol chora

Vídeo registra hora em que organizada do Sport chega ameaçando festa de torcedores do Santa Cruz

Um dos organizadores do evento, que preferiu não se identificar, falou com reportagem do Jornal do Commercio e detalhou o acontecido. "Esse evento foi organizado pela torcida do Santa Cruz, pelo Movimento Popular Coral (MPC), para resgatar a história do clube. Não tem ligação com a Torcida Organizada do clube", explicou. "A gente estava comemorando o aniversário do clube, com crianças jogando a tradicional pelada, que acontece desde 2014, quando a Organizada Jovem passou pelo local gritando "Uh, a Jovem aew"... E saiu batendo em algumas pessoas. Infelizmente tinha poucos policiais e causou uma confusão enorme. Estragou o evento, que não teve a participação da organizada e, sim da torcida do Santa Cruz", contou.

Nota do Sport Club do Recife

Repudiando "qualquer tipo de violência", o Sport se manifestou, no fim da noite, através de suas redes sociais, sobre o ocorrido. A diretoria afirmou que se solidarizava com a torcida do Santa Cruz e que iria procurar as autoridades para identificar os participantes da selvageria e bani-los de qualquer atividade na Ilha do Retiro.

 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Sport Club do Recife (@sportrecife) em

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias