Por Felipe Amorim, do JC Online
Várias crianças jogando futebol na rua em um campo improvisado. Torcida cantando, a plenos pulmões as músicas do Santa Cruz, muitos sorrisos, palmas e alegria. Tudo isso em um local bastante emblemático: o Pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, onde o clube coral nasceu, há 106 anos. O cenário era o ideal para uma linda festa de aniversário. Só que integrantes da Torcida Jovem, do Sport, invadiram o local e, com muita selvageria, promoveram cenas de violência, inclusive com relatos de tiros e muitas pessoas feridas.
LEIA MAIS
> Opinião: Torcidas organizadas riem e o futebol chora
> Organizada do Sport provoca confusão em evento de aniversário do Santa Cruz
> Sport emite nota e repudia violência na festa de aniversário do Santa Cruz
> Santa Cruz vai ‘abraçar’ crianças envolvidas em tumulto provocado pela principal organizada do Sport
Veja o vídeo do momento exato que descreve o parágrafo escrito acima.
Veja o exato momento em que os torcedores do @SantaCruzFC foram surpreendidos por membros da Torcida Jovem, do @sportrecife, na noite desta segunda-feira (3), no Pátio de Santa Cruz pic.twitter.com/LvdOylWLdF
— Jornal do Commercio (@jc_pe) February 4, 2020
No local, os poucos policiais militares presentes tentaram conter a confusão, mas tiveram dificuldades. Vários vídeos circularam nas redes sociais do momento que começou todo tumulto. Pedras, pedaços de pau e todo tipo de objetos foram arremessados. Se tornando numa praça de guerra.
Os torcedores do @SantaCruzFC correram para se proteger dentro dos bares pic.twitter.com/wUrPh76QTG
— Jornal do Commercio (@jc_pe) February 4, 2020
A reportagem do Jornal do Commercio entrou em contato com a PM, mas os detalhes do ocorrido só serão divulgados nesta terça-feira (4), uma vez que 'há levantamentos em andamento por parte do serviço de inteligência", explicou a assessoria do órgão.
Muita confusão e corre corre aqui no Largo de Santa Cruz.
Jovem deu ataque na festa. pic.twitter.com/NF3KVttZFY
— Leandro Andrade (@Leo__SCFC) February 3, 2020
Olha o momento da covardia ! Porra bicho ! Tinha família aí no meio com crianças ! Que ódio velho ! Isso tem que parar ! Fom Fom ! pic.twitter.com/Cn5LOdLxjs
— ???????????????? #IPC JÁ ! (@CorneteiroCORAL) February 3, 2020
Os torcedores do Santa Cruz, que não faziam parte da torcida organizada tricolor, e que estavam ali apenas para comemorar o aniversário do seu clube, tiveram de se esconder nos bares das redondezas para não serem agredidos. Muitos pais que levaram seus filhos foram obrigados a se protegerem dos vândalos, se escondendo nos banheiros dos bares.
Nas redes sociais, centenas de tricolores narraram os momentos de terror vivido nesta segunda-feira. Jhonny Guimarães, por exemplo, explicou como ajudou a salvar uma criança do pior.
Sabe o que destruiu meu coração? Um dos meninos que eu ajudei a esconder quando saiu e encontrou o pai correu, abraçou o pai e começou a chorar. O pai falava pra criança: não chora, fica tranquilo, nossa torcida cuida de você tá vendo? O menino agradeceu e eu saí pra não chorar
— Jhonny Guimarães ???????? (@JhonnyDRT) February 4, 2020
Um dos organizadores do evento, que preferiu não se identificar, falou com reportagem do Jornal do Commercio e detalhou o acontecido. "Esse evento foi organizado pela torcida do Santa Cruz, pelo Movimento Popular Coral (MPC), para resgatar a história do clube. Não tem ligação com a Torcida Organizada do clube", explicou. "A gente estava comemorando o aniversário do clube, com crianças jogando a tradicional pelada, que acontece desde 2014, quando a Organizada Jovem passou pelo local gritando "Uh, a Jovem aew"... E saiu batendo em algumas pessoas. Infelizmente tinha poucos policiais e causou uma confusão enorme. Estragou o evento, que não teve a participação da organizada e, sim da torcida do Santa Cruz", contou.
Era o momento da nossa torcida, no aniversário do clube, no pátio, local onde tudo começou. Repudiamos o ato de violência e covardia que ocorreu e exigimos das autoridades punição aos responsáveis das agressões contra famílias, crianças e todos que estavam em uma celebração.
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) February 4, 2020
NOTA DO SPORT
Repudiando "qualquer tipo de violência", o Sport se manifestou, no fim da noite, através de suas redes sociais, sobre o ocorrido. A diretoria afirmou que se solidarizava com a torcida do Santa Cruz e que iria procurar as autoridades para identificar os participantes da selvageria e bani-los de qualquer atividade na Ilha do Retiro.
— Sport Club do Recife (@sportrecife) February 4, 2020