Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Confira os eventos esportivos modificados pelo novo coronavírus

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 11/03/2020 às 20:06
Pandemia pode atrapalhar realização da Eurocopa. Foto: Reprodução
Pandemia pode atrapalhar realização da Eurocopa. Foto: Reprodução

Atualizada às 17h28 do dia 20 de março de 2020

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a situação global do coronavírus como pandemia, nesta quarta-feira (11). Mais de 100 mil casos da doença já foram confirmados em todo o planeta, provocando cancelamento e adiamento de eventos e a quarentena em toda a Itália. O esporte, obviamente, também foi afetado. Além de jogos com portões fechados, vários eventos já não vão mais acontecer, como a partida entre Brasil e Bolívia, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo Catar-2022, marcada inicialmente para o dia 27 de março, na Arena de Pernambuco.

LEIA MAIS:

>> Jogo entre Brasil x Bolívia no Recife é adiado por conta do coronavírus

>> Procon explica procedimento para torcedores que compraram ingressos para Brasil x Bolívia

>> Futebol suspende suas atividades pela primeira vez desde as Guerras Mundiais

>> Confira jogadores diagnosticados com o novo coronavírus

Confira outros eventos esportivos afetados pelo vírus:

Brasil

A CBF suspendeu as competições organizadas pela entidade por tempo indeterminado, afetando Copa do Brasil, os campeonatos femininos A1 e A2, o Brasileiro Sub-17 e também a Copa do Brasil Sub-20. Todos os campeonatos estaduais estão suspensos. A Copa do Nordeste também foi paralisada.

Libertadores

Toda a terceira rodada da fase de grupos da Libertadores foi adiada. A decisão inicial da Conmebol afeta os jogos marcados entre os dias 15 e 21 de março. A entidade continental prometeu, em comunicado, divulgar um novo calendário com as novas datas ainda nos próximos dias.

Eurocopa e Copa América

Agendadas para o meio do ano, as competições continentais Eurocopa e Copa América foram adiadas para o ano de 2021. Primeiro, a Uefa definiu a mudança de data do seu campeonato, com a Conmebol anunciando a troca logo em seguida.

Liga dos Campeões

A Liga dos Campeões da Europa está na fase de oitavas de final e, dos oito jogos desta etapa, só quatro aconteceram, com parte deles de portões fechados. Os outros quatro jogos foram adiados, sem data definida. A Uefa decidiu suspender a competição continental. Apenas os jogos entre Leipzig e Tottenham (3x0 para os mandantes), na terça (10), Liverpool 2x3 Atlético de Madrid, na quarta (11), tiveram torcedores presentes.

A situação da Liga Europa agora é a mesma. A competição também está nas oitavas de final e teve seis jogos de ida disputados. Todos os outros jogos, além das partidas de volta, estão suspensos. Ístanbul 1x0 Copenhague; LASK 0x5 Manchester United; Eintracht 0x3 Basileia; Wolfsburg 1x2 Shakhtar Donetsk; Rangers 1x3 Leverkusen e Olympiacos 1x1 Wolves foram as partidas que aconteceram.

Itália

Todos os jogos nacionais na Itália foram suspensos. E não só de futebol. Qualquer atividade esportiva está proibida no país até o dia 3 de abril. Se a Série A for retomada no dia 4 de abril, um sábado, os times precisarão jogar entre 12 e 14 jogos até o final de maio. Para piorar a situação no país, a capital Roma é uma das sedes da Eurocopa 2020, que começa no dia 12 de junho. A Itália é local, fora da Ásia, com mais casos de coronavírus notificados.

Espanha

A Copa do Rei teve a primeira medida mais drástica. A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou o adiamento da final da competição. O jogo entre Athletic Bilbao e Real Sociedad estava previsto ainda para o dia 18 de abril. Já a La Liga concordou em adiar seus jogos apenas na quinta-feira (12), inicialmente afetando as 28ª e 29ª rodadas.

França

O cancelamento também afetou a final da Copa da Liga Francesa. O jogo, inicialmente, estava marcado para o dia 4 de abril, entre PSG e Lyon. O jogo deve acontecer em maio. Já as Ligue 1 e 2 continuariam inicialmente, mas com estádios vazios, pelo menos até o mês de abril. A decisão, porém, não agradou jogadores e comissões técnicas. Assim, as duas divisões estão suspensas até segunda ordem.

Argentina

A Argentina foi o primeiro país sul-americano a suspender as atividades esportivas nacionais neste mês de março. A decisão foi da Secretaria de Esportes do Ministério de Esportes e Turismo do país. O foco são competições que contam com atletas oriundos de países com muitos casos de circulação do Covid-19. O campeonato nacional de futebol acontece de portões fechados.

Paraguai

Mesmo com apenas cinco casos de coronavírus confirmados, o Paraguai já tomou medidas mais drásticas para evitar que a doença se propague. Eventos públicos em grande escala e atividades educacionais estão suspensos por 15 dias. A medida afetou o jogo da noite de quarta-feira (11), entre Olimpia e Defensa y Justicia, pelo Grupo G da Libertadores. A partida aconteceu no estádio Manuel Ferreira, em Assunção.

Outros Sul-Americanos

A Venezuela suspendeu o campeonato por um mês, enquanto a Colômbia suspendeu a próxima rodada, que deverá ser retomada com portões fechados. Equador e Chile continuam com jogos, sem a presença do público.

Estados Unidos

As competições de futebol norte-americanas MLS, campeonato masculino, e a NWSL, campeonato feminino, estão suspensas. Enquanto a MLS anunciou a suspensão dos jogos por 30 dias, a NWSL cancelou a pré-temporada.

Inglaterra, Portugal e Alemanha

Depois do anúncio da Uefa de adiar da Liga dos Campeões, foi a vez da Premier Legue ser suspensa. Até o dia 12 de março, a competição inglesa mantinha o calendário normal e com jogos de portões abertos. Porém, o diagnóstico positivo do técnico Mikel Arteta, do Arsenal, de Covid-19 fez com que uma reunião de emergência fosse convocada e a decisão tomada.

Em Portugal, as primeira e segunda divisão do Campeonato Português estão suspensas, assim como os treinos das equipes. A cada três dias, a Liga Portugal fará uma nova análise para voltar ou não com as competições. Na Alemanha, a DFL adiou a Bundesliga até, pelo menos, o dia 2 de abril.

Jogos Olímpicos Tóquio-2020

Faltam cinco meses para a Olimpíada 2020, em Tóquio. A competição está marcada para acontecer entre 24 de junho e 9 de agosto. São esperados 11 mil atletas e 4,5 milhões de espectadores. A ministra Seiko Hashimoto julgou "inconcebível" adiar ou cancelar o evento, mas a decisão final será do Comitê Olímpico Internacional (COI). Na Japão, o vírus contaminou 568 pessoas, das quais 12 faleceram.

A chama olímpica foi acesa na quinta-feira (12), no Monte Olimpo, na Grécia. Esta será a primeira vez em três décadas que o evento não terá público presente.

Basquete

Primeiro, o jogo de quinta-feira (12), entre Golden State Warriors e Brooklyn Nets terá a quadra fechada aos torcedores, em São Francisco. Este é o primeiro evento esportivo das ligas profissionais dos Estados Unidos sem público. Todos os compromissos marcados no Chase Center até o dia 21 de março foram cancelados ou adiados. As autoridades da cidade californiana proibiram eventos que concentrassem mais de mil pessoas.

Em seguida, a NBA inteira foi completamente suspensa. O pivô francês Rudy Gobert, do Utah Jazz, contraiu o vírus. No Brasil, o Campeonato Brasileiro de Basquete foi adiado.

O basquete europeu foi afetado pela decisão da Rússia de isolamento de 14 dias a todas as pessoas oriundas dos países mais afetados. Assim, as equipes femininas do Montpellier francês e do CB Avenida de Salamanca, da Espanha, não puderam viajar. Já no masculino, jogos da Euroliga e da Eurocopa serão deslocados.

Automobilismo

A Fórmula 1 tinha a abertura da temporada 2020 marcada para domingo (15), na Austrália. O Grande Prêmio da Austrália, no circuito de Melbourne, foi cancelado na quinta-feira (12). A McLaren já não ia participar, porque um membro do time adoeceu. Dois membros da equipe americana Haas se afastaram dos cargos por apresentar sintomas similares aos do novo coronavírus. Ambos estavam em Melbourne para participar do GP.

O GP da China, marcado para 19 de abril, foi adiado, sem nova data anunciada. Na sexta-feira, dia 13, a organização da Fórmula 1 anunciou mais duas provas suspensas: o GP do Bahrein e do Vietnã, marcadas previamente para os dias 22 de março e 5 de abril, nessa ordem.

Já o início Mundial de MotoGP, que deveria ter começado no último domingo (8), também foi adiado e também não conta com uma nova data. A Fórmula E, com carros elétricos, também foi suspensa.

Tênis

A fase final da Fed Cup, prevista para meados de abril em Budapeste, foi adiada e o torneio de Indian Wells, o primeiro Masters 1000 da temporada, cancelado. Além desse, os circuitos profissionais feminino (WTA) e masculino (ATP) de Miami estão suspensos. O torneio de Roland Garros foi remarcado para o mês de setembro.

e-Sports

O Campeonato de League of Legends do Brasil (CBLoL) e o Circuito Desafiante (segunda divisão) estão suspensos. A primeira fase, antes dos play-offs, do CBLoL começou em fevereiro e seguiria até o dia 12 de abril. Europa, China e Coreia do Sul já haviam adiado o campeonato.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias