UOL - O melhor conteúdo
Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Racing é o primeiro clube argentino a reduzir salários dos jogadores

Marcos Leandro
Marcos Leandro
Publicado em 05/04/2020 às 15:55 | Atualizado em 31/01/2022 às 16:40
O Racing, que já prestou homenagem a Chapecoense em seu uniforme, é um dos principais times da Argentina. Foto: Racing Club
O Racing, que já prestou homenagem a Chapecoense em seu uniforme, é um dos principais times da Argentina. Foto: Racing Club

AFP

O tradicional Racing se tornou o primeiro clube argentino a concordar com uma queda de salário de seus profissionais de futebol, para enfrentar a inatividade total que reina na luta contra a nova pandemia de coronavírus. Clubes de futebol de todo o mundo, quase completamente paralisado, adotam comportamentos semelhantes, com a redução da remuneração de jogadores, como Lionel Messi (Barcelona) e treinadores, como Diego 'Cholo' Simeone (Atlético de Madrid), ambos argentinos.

"No espírito de proteger a renda e garantir a estabilidade e a continuidade de todos os trabalhadores da instituição, o acordo prevê uma redução salarial significativa na renda contratual dos jogadores e da equipe técnica a partir de abril", afirmou a diretoria do Racing em um comunicado.

A 'Academia' é o quarto com 37 títulos, nacionais e internacionais, no ranking dos clubes argentinos de maior sucesso. As últimas conquistas foram a Superliga em 2019 e o campeonato local em 2014.

LEIA MAIS

> Jogadores ingleses são “alvos fáceis”, afirma Rooney

> Emprestado pelo Náutico, Bruno vive rotina diferente em Portugal por conta do coronavírus

> Jogadores relatam regras rígidas em outros países no combate ao coronavírus: ‘Quem descumprir, o Rei manda prender’

A aceitação da medida pelo elenco foi transmitida por Lisandro 'Licha' López, veterano do ataque, líder da equipe e ídolo da torcida. Mas em outras instituições parece não haver entendimento e o sindicato do futebol se opõe a baixar os salários daqueles que ganham menos. "É fundamental respeitar o salário dos jogadores. Falo três vezes ao dia com o pessoal da Federação Argentina de Futebol (AFA) e eles procuram desculpas por uma má administração ou comportamento errado ao fazer o orçamento", havia alertado o líder do sindicato de futebolistas Sergio Marchi.

"Os fundos que entram no clube não são suficientes para pagar, porque provêm dos sócios, patrocinadores e televisão, mas não sabemos quanto tempo", disse o presidente do Racing, Víctor Blanco.  Fontes do clube garantem que o ajuste seja generalizado para cerca de 400 funcionários.

Todos os campeonatos estão paralisados e o isolamento social obrigatório prevalece no país, atingindo 90% da população, confinada em suas casas, segundo o governo. Até agora, a pandemia da COVID-19 já matou 37 pessoas na Argentina, com 1.265 casos de infecção.

O Conselho de Administração do Racing disse que "não apenas eles são gratos, mas também se orgulham do gesto de solidariedade de nossa equipe profissional e técnica com a instituição e também com trabalhadores em particular".

PODCAST

Veja mais notícias do futebol internacional no podcast Liga do Escrete da Rádio Jornal. No episódio desta semana, a lista dos maiores técnicos do século XXI, quem é melhor Zidane ou Iniesta, além da retrospectiva da campanha da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006. Ah, na trilha sonora...Pink Floyd!

VEJA MAIS CONTEÚDO

Wolverhampton lança terceiro uniforme em homenagem ao Brasil
Video Player is loading.
Current Time 0:00
Duration 0:45
Loaded: 0.00%
Stream Type LIVE
Remaining Time 0:45
 
1x
    • Chapters
    • descriptions off, selected
    • subtitles off, selected
    • en (Main), selected

    Últimas notícias