Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Fifa confirma valor de pena do Sport no caso André junto ao Sporting

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 07/05/2020 às 18:16
André teve duas passagens pelo Sport e a última aconteceu em 2018. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
André teve duas passagens pelo Sport e a última aconteceu em 2018. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

A Fifa confirmou o valor que o Sport vai precisar pagar ao Sporting, de Portugal, no caso da transferência do atacante André em 2017. Em nota enviada ao Jornal do Commercio e Blog do Torcedor, a entidade máxima do futebol disse que o clube pernambucano foi condenado a pagar o valor de 907.500 euros. O que convertendo para a moeda brasileira com a cotação desta quinta-feira chega em R$ 5.741.752,5.

"Podemos confirmar que a reclamação feita pelo Sporting Clube de Portugal contra o Sport Club do Recife foi parcialmente aceita pelo juiz do Comitê de Status dos Jogadores da Fifa. Consequentemente, o Sport Club do Recife foi condenado a pagar 907.500 euros ao Sporting Club de Portugal", comunicou a Fifa.

LEIA MAIS

> Ex-Sport, meia Diego Souza testa positivo para a covid-19

> Sport anuncia falecimento de Nó, vítima da covid-19

> Raul Prata trata com naturalidade concorrência com Patric na lateral do Sport

> Cria do Sport, Chiquinho relembra time de 1994: ‘A maior e melhor equipe em que joguei’

> Crise financeira atrapalha Sport na montagem do elenco

Foi especulado recentemente que o último prazo para o pagamento da dívida seria o dia 18 deste mês de maio. Mas a Fifa e o Sport não confiram a data. O limite inicial para a quitação do débito era de 45 dias após o recebimento da notificação por parte do time rubro-negro. O que aconteceu no dia 4 de março.

"O Sport precisa estar com esse assunto resolvido quando precisar registrar algum atleta. Enquanto não houver campeonato, isso não nos afeta no momento. O prazo agora não nos preocupa. Com certeza, iremos resolver isso antes da bola voltar a rolar no Brasil. Agora não temos receita. No momento, estamos buscando recursos para pagar os funcionários e jogadores", afirmou o vice-presidente jurídico leonino Manoel Veloso.

"Se a pandemia não tivesse acontecido teríamos pago isso com certeza com adiantamento de alguma verba ou empréstimo junto a um banco. Mas com a paralisação, nada está avançando. Quando o futebol voltar, a prioridade zero é o caso André. Com tudo funcionando, em dez a 15 dias, isso vai ser solucionado. Estamos tranquilos, pois não existe competição e não temos como ser punidos", completou o dirigente.

ENTENDA

Em 2017, quando adquiriu 50% dos direitos econômicos do atacante André junto ao Sporting, o Sport não efetuou o pagamento. Segundo o jornal português, a transferência custou 1,2 milhões de euros. Os dirigentes pernambucanos tentaram entrar em acordo no ano passado, mas o clube europeu exigiu o pagamento à vista.

Parte dos direitos econômicos dos pratas da casa Mailson, Adryelson e Juninho foram colocados na negociação. No entanto, a oferta não agradou o Sporting.

Vale lembrar que o atacante André já tinha defendido o Sport por empréstimo junto ao Atlético-MG em 2015. Transação que também não foi paga na época pelos rubro-negros e o débito resolvido apenas no ano passado com a liberação sem custo do volante Jair para o Galo.

OUTROS CASOS

No Brasil, Cruzeiro, Palmeiras, Fluminense e Santos também estão respondendo ações semelhantes ao Sport na Fifa. Recentemente, o Atlético-MG também passou pela mesma situação. Para não sofrer as sanções, pagou a dívida milionária junto a Udinese, da Itália, de mais de R$ 13 milhões referente à compra do meia-atacante Maicosuel. As punições podem ser de registros de atletas a ameaça rebaixamento, além das multas.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias