Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Japão terá novo campeonato feminino profissional em 2021

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 04/06/2020 às 19:35
A liga deve ter entre 6 e 10 times, inicialmente. Foto: Divulgação/JFA
A liga deve ter entre 6 e 10 times, inicialmente. Foto: Divulgação/JFA

Mesmo com um título da Copa do Mundo de Futebol Feminino, na edição de 2011, faltava ao Japão uma liga completamente profissional no país. Dez anos depois do título conquistado na Alemanha, não faltará mais. A primeira competição profissional feminina japonesa começará a ser disputada no segundo semestre de 2021.

O anúncio da criação do campeonato foi feito pela Associação de Futebol do Japão (JFA, na sigla em inglês), na quarta-feira (3). O nome da competição é Women Empowerment League ou WE League, que significa Liga de Empoderamento das Mulheres. A JFA estipulou que pelo menos um executivo por clube deve ser mulher, enquanto metade dos funcionários de cada time deve ser de mulheres em até três anos.

LEIA MAIS:

>Clubes do Rio reúnem-se neste sábado para discutirem o Estadual

>Tottenham pede empréstimo de R$ 1,1 bilhão ao governo para aliviar crise

>Diego Costa aceita pagar multa após reconhecer fraude fiscal

"O objetivo de lançar uma nova liga não é só o desenvolvimento do futebol feminino no Japão. Nosso objetivo é contribuir na construção de uma sociedade sustentável através da promoção da participação feminina e aprimorando diversidades e escolhas", destacou o presidente da JFA Kohzo Tashima.

Na primeira edição, a ideia é que o campeonato tenha entre seis e dez equipes profissionais, com os times a disputarem divulgados nos próximos meses, explicou a Fifa, em seu site oficial. O final da primeira temporada deve acontecer em maio de 2022, com jogos de ida e volta.

A WE League vai substituir a Nadeshiko League como primeira divisão japonesa. A competição anterior tem 30 anos e três divisões, além de ser amadora. "Como nós contribuímos para a sociedade através dos esportes é uma missão importante para todos nós. Nós vamos trabalhar para estabelecer carreiras profissionais de jogadoras, que é o sonho de muitas meninas, e em seguida promover o empoderamento de mulheres e resolver problemas sociais", completou Tashima.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias