Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Secretário promete reunião esta semana para consenso sobre futebol em Pernambuco

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 07/07/2020 às 18:08
O secretário de saúde André Longo afirmou entender a questão do calendário. Foto: HÉLIA SCHEPPA/SEI
O secretário de saúde André Longo afirmou entender a questão do calendário. Foto: HÉLIA SCHEPPA/SEI

E o futebol segue sem data para retorno no estado de Pernambuco. Em entrevista coletiva nesta terça-feira (7), o secretário de saúde do estado André Longo destacou que uma reunião entre o governo e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) deve acontecer ainda esta semana. Os jogos foram interrompidos em solo pernambucano no dia 15 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus. Em Pernambuco, já são 66.151 casos da covid-19, com 5.234 óbitos pela doença.

Longo afirmou que mantém contato com o presidente da entidade local Evandro Carvalho. "Temos sensibilidade pelo tema futebol, tanto que já liberamos os treinos", reforçou o secretário. Uma grande questão para a atividade é o calendário, cada vez mais apertado. A Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano, por exemplo, precisam cada um de cinco datas para serem concluídos.

LEIA MAIS:

>Diretoria do Botafogo está aberta a negociar volta de Warley ao Santa Cruz

>Araponga completa 80 anos e funcionários do Náutico prestam homenagem

>Diretor geral espera que Arena de Pernambuco receba outro jogo do Brasil já com portões abertos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pretende iniciar os Campeonatos Brasileiros das Séries A e B nos dias 9 e 8 de agosto, respectivamente. Ou seja, daqui a um mês. O anúncio da Secretaria Estadual de Saúde desta terça empurra a retomada do Pernambucano para, pelo menos, o dia 15 de julho. Isso deixa apenas três semanas para a conclusão do regional e do estadual.

"A gente sabe que existe o problema de calendário, será trazido para a mesa. O governador Paulo Câmara tem respeito especial pelo setor", acrescentou André Longo. Por enquanto, o secretário comentou as falas dos atletas que apreciaram o tempo para a inter-temporada, já que foram três meses sem atividades. "É importante para evitar lesões, do ponto de vista do stress e desgaste que se impõe a uma parada tão grande como se teve. Isso tudo precisa ser pesado", avaliou.

No plano de convivência divulgado pelo Governo de Pernambuco no começo do mês de junho, o retorno dos jogos de futebol sem a presença da torcida aconteceriam na etapa 5, a mesma de reabertura gradual do varejo, feiras, shoppings e do polo de confecções. Assim como o desporto, o polo também teve a abertura adiada na última semana.

"Vamos dialogar no decorrer dessa semana para encontrar um denominador comum que seja o retorno com segurança das atividades, obviamente sem público, porque não tem condição nenhuma de mobilizar público nesse momento. Não faz sentido. Devemos nos reunir com o presidente da federação para apontar uma data em que se possa retomar o futebol aqui no estado", completou André Longo.

Quando o Estadual foi suspenso, o Santa Cruz liderava, com 22 pontos, seguido pelo Salgueiro, com 16, ambos já classificados direto para as semifinais. Retrô e Náutico aparecem depois, empatados com 12 pontos, mas com vantagem para a Fênix. Depois aparece o Sport, com 11 pontos, em 5º, e o Afogados é o último dentro da zona de classificação para as quartas de final, com 10 pontos. Na parte de baixo, Central, Petrolina, Decisão e Vitória vão lutar contra o rebaixamento. O Alvinegro caruaruense é o único com possibilidade de se classificar para o mata-mata, por ter os mesmos 10 pontos do Afogados.

Já na Copa do Nordeste, o Grupo A tinha o Fortaleza como líder, com 14 pontos, os mesmos do Bahia, logo atrás. O Sport está na mesma chave e tem 9, na 5º colocação, mesma pontuação do ABC, último dentro do grupo de classificação para as quartas de final. No Grupo B, um empate também no topo, com Confiança e Vitória, 1º e 2º colocados, respectivamente, somando 13 pontos. O terceiro colocado é o Náutico, com 11 pontos, igual ao Ceará. O Santa Cruz é ocupa o 5º lugar, com 10 pontos.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias