Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Clubes em diferentes estágios de preparação visando o retorno da Copa do Nordeste

Lucas Holanda
Lucas Holanda
Publicado em 08/07/2020 às 14:16
Ceará é o atual campeão da competição. Foto: Gabriela Máxima/JC
Ceará é o atual campeão da competição. Foto: Gabriela Máxima/JC

A Copa do Nordeste volta no próximo dia 21 de julho, com sede única em Salvador, de portões fechados e com previsão de encerramento no dia 4 de julho. A CBF, que definiu esse calendário na última terça-feira, deve divulgar a tabela para a fase final do Regional até esta quinta-feira. No entanto, mesmo com a data já definida para a bola voltar a rolar no Nordestão, alguns clubes nem voltaram a treinar. Um deles, por exemplo, é o River-PI, que já está eliminado e enfrenta o Santa Cruz na última rodada, no jogo que pode valer a classificação do Tricolor para a fase final caso vença e algum dos concorrentes tropece.

LEIA MAIS

Fisiologista acredita que elenco do Sport está pronto para disputar jogos

Meia do Santa Cruz não enxerga baianos em vantagem com sede única da Copa do Nordeste em Salvador

Copa do Nordeste deve voltar na TV Jornal com Bahia x Náutico

PREPARAÇÃO DOS CLUBES PERNAMBUCANOS

Em Pernambuco, Sport e Náutico retornaram aos treinos físicos no dia 15 de junho, enquanto o Santa Cruz voltou no dia 17. Como estabelecido pelo protocolo de saúde, os três clubes passaram pela testagem do novo coronavírus antes de treinarem nos CTs, além de seguirem à risca as medidas de sanitização recomendadas pelas autoridades de saúde na chegada dos atletas, durantes as atividades e também na ida dos jogadores para casa.

Nos primeiros treinos, foco nas atividades físicas, com divisões em subgrupos e respeitando o distanciamento social recomendado. Depois, um trabalho técnico com bola, mas com foco principal na recuperação dos atletas fisicamente. Em seguida, outra etapa: treinos com ênfase nos quesitos técnicos e táticos. Com o passar das atividades, outra etapa: esboço do time titular, com a realização dos primeiros treinos, que devem ser intensificados visando o retorno da Copa do Nordeste. Com relação aos jogadores que tiveram suspeita de covid-19 e foram afastados, o Náutico não teve nenhum, enquanto o Sport teve dois: os goleiros Luan Polli e Mailson, que já estão treinando normalmente. Polli ficou uma semana de isolamento após caso de coronavírus na família, enquanto o outro arqueiro desfalcou os treinos por dois dias.

No Santa Cruz, a bateria mais recente de testagem da covid-19 feita pelo clube no último sábado identificou quatro jogadores e um funcionário que testaram positivo para o coronavírus. O Tricolor não divulgou os nomes, mas eles estão afastados até completarem os sete dias de isolamento. A atual semana é a quarta de treinamentos nos clubes da capital, que voltam a jogar no dia 21 ou 22, a depender da confirmação feita pela CBF. Antes mesmo da entidade bater o martelo com relação ao retorno da Copa do Nordeste, os dirigentes do Trio de Ferro enxergavam como ideal os jogos a partir do dia 15 de julho.

PREPARAÇÃO DOS CLUBES BAIANOS

Assim como o Trio de Ferro, os clubes baianos voltaram na mesma semana. O Bahia retomou os treinos na Cidade Tricolor no dia 16 de junho, enquanto o Vitória fez a sua primeira atividade após a paralisação no dia 17. O protocolo adotado pelos baianos foi o mesmo: testagem anterior aos treinos, passando por atividades físicas no início e depois movimentações leves com bola. A partir da segunda semana do retorno, início de preparação técnica e tática, com o aprimoramento das duas partes sendo dividido por setor e aumentando de intensidade com o passar dos treinos.

Com relação aos treinos coletivos, as primeiras atividades aconteceram na última semana, e devem ser intensificadas com a Copa do Nordeste já tendo data para voltar. Vale lembrar que, tanto Bahia como Vitória realizaram outra testagem durante o período de treinamentos, além da bateria inicial feita antes da primeira atividade dos dois clubes há quatro semanas atrás.

LEIA MAIS

Executivo de futebol do Sport aprova volta da Copa do Nordeste no fim de julho

Vice do Santa Cruz teme mudar planejamento caso Estadual não comece até dia 15

Liga satisfeita com data de reinício da Copa do Nordeste

PREPARAÇÃO DOS CLUBES CEARENSES

Diferentemente dos clubes de Pernambuco e Bahia, as equipes cearenses retornaram antes. O Ceará voltou no dia 1º de junho, enquanto o Fortaleza voltou no dia 2. Obviamente os times foram submetidos à testagem antes de treinarem pela primeira vez, além de seguirem à risca o protocolo dividido em etapas. Nas primeiras semanas, um período de readaptação após tanto tempo longe dos gramados, com treinos físicos e introdutórios tecnicamente. Em seguida, exercícios específicos para cada setor do elenco. Na quarta semana de treinamentos, os dois clubes passaram a trabalhar a parte tática, com as atividades inicialmente inda sendo dividida em subgrupos, mas depois com os primeiros treinos coletivos.

Além de realizar os treinos por etapas, respeitando o protocolo rigoroso de saúde, Ceará e Fortaleza também realizaram testagens em todas as pessoas envolvidas no retorno do futebol. No momento, os clubes estão na sexta semana de treinamentos, duas a mais que os times pernambucanos e baianos. Com a Copa do Nordeste retornando dia 21, a expectativa é dos times seguirem realizando os treinos coletivos, intensificando ainda mais a preparação visando a estreia no Regional.

PREPARAÇÃO DOS CLUBES ALAGOANOS

Diferentemente dos clubes pernambucanos, baianos e cearenses, CSA E CRB só voltaram aos treinos no dia 23 de junho, uma semana após o Trio de Ferro e a dupla Ba-Vi; e quatro semanas depois de Fortaleza e Ceará. Após a realização da testagem, os jogadores iniciaram as atividades nos CTs com foco total na parte física, além de seguirem de forma rigorosa o protocolo de saúde. Na terceira semana de treinamentos, os primeiros contatos com bola, visando o aprimoramento tático e técnico. Até o dia 21, possível data de estreia dos clubes no Regional, a expectativa é de carga mais intensa nas atividades com bola, além dos treinos coletivos.

LEIA MAIS

Copa do Nordeste será retomada em duas semanas com Salvador como sede

‘Estamos em um limite muito próximo de ficar inviável’, diz FPF sobre indefinição da volta do futebol em PE

BOTAFOGO-PB E CONFIANÇA

O Botafogo-PB e o Confiança voltaram a treinar apenas no dia 29 de junho. Em pouco mais de uma semana de treinamentos, a prioridade continua sendo a parte física, já que os atletas dos dois clubes passaram mais de 100 dias longe dos gramados. Com relação ao protocolo dos treinos, os seguiram a recomendação da testagem antes da primeira atividade, além das medidas de sanitização previstas para acontecerem diariamente antes, durante e após a realização dos treinos. Além de possivelmente estrearem na Copa do Nordeste dia 21, os dois times também precisam conviver com os estaduais. Na paraíba, a previsão é que o Estadual volte dia 18, enquanto em Aracaju a expectativa é de retorno no dia 25 de julho.

ABC E AMÉRICA-RN

Em Natal, o Governo do Estado só autorizou a prática de treinos a partir do dia 15 de julho. No entanto, o América-RN está em Pernambuco desde o 1º de julho, onde está treinando no CT do Retrô, em Aldeia. Já o ABC abrigou jogadores, comissão técnica e outros profissionais envolvidos no retorno do futebol no seu CT desde a última quinta-feira, dia 3 deste mês. Mesmo sem a liberação por parte do Governo do Estado, o clube alvinegro realizou movimentações físicas na última segunda-feira. Tanto América-RN quanto ABC realizaram a testagem da covid-19 em seus jogadores.

NÃO TREINARAM AINDA

Sem chances de se classificarem para a próxima fase, Imperatriz, River-PI e Frei Paulistano ainda não retornaram aos treinamentos. Dos três, apenas o Frei conseguiu realizar a testagem da covid-19 nas pessoas envolvidas no retorno do futebol. Com a Copa do Nordeste sendo reiniciada no dia 21 de julho, os clubes devem anunciar nos próximos dias quais os próximos passos antes da possível estreia no Regional.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias