
AFP - O novo técnico da Juventus, Andrea Pirlo, e o ex-jogador Thiago Motta, obtiveram oficialmente o diploma de treinador, anunciou nessa quarta-feira a Federação Italiana de Futebol.
O brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta, que treinou brevemente o Genoa na temporada passada, é quem obteve a melhor nota no curso, no qual também participou o ex-campeão mundial de 2006 Luca Toni e Vicenzo Italiano, técnico do Spezia Calcio ( recém-promovido para a primeira divisão da Itália).
Andrea Pirlo vai, portanto, estrear seu diploma internacional (Licença Pro UEFA) no domingo, pela primeira rodada do Campeonato Italiano.
LEIA MAIS
> Messi marca dois em vitória do do Barcelona em amistoso com o Girona
> Neymar é suspenso por dois jogos e acusação de racismo será investigada
> Presidente da La Liga ressalta importância de Messi na competição
> Claudio Pizarro é nomeado embaixador do Bayern de Munique
> Barcelona não tem como fazer uma oferta por Depay, diz presidente do Lyon
> Empresário de Bale diz que jogador quer voltar ao Tottenham e confirma negociações
O ex-jogador do Milan e da Juventus foi submetido a uma avaliação oral de sua tese na segunda-feira, intitulada "O futebol que eu queria", explicou a Federação Italiana.
A dissertação do ex-jogador, composta por 30 páginas divididas em três seções (“Fase ofensiva”, “Fase defensiva”, “Transições”, foi publicada na Internet pela Federação.
“Gostaria de um futebol total e coletivo, com onze jogadores ativos na fase ofensiva e defensiva”, explica Pirlo, poucos dias depois de colocar seus métodos em prática na Série A.
Na introdução aponta como fontes de inspiração o Barcelona treinado por Johan Cruyff e depois por Josep Guardiola, o Ajax de Louis Van Gaal, o Milan de Carlo Ancelotti e até a Juventus de Antonio Conte.