
AFP
O Liverpool venceu o Chelsea fora de casa por 2x0, com dois gols do atacante senegalês Sadio Mané, no último domingo (20), pela segunda rodada da Premier League, em que o meia espanhol Thiago Alcântara jogou seus primeiros minutos com a camisa dos 'Reds'.
Com seis pontos em dois jogos, o Liverpool se juntou ao vizinho Everton, os londrinos Arsenal e Crystal Palace, e o Leicester, que derrotou o Burnley por 4x2 no último jogo do domingo.
GET IN, REDS!! ?
— Liverpool FC (@LFC) September 20, 2020
O JOGO
Em Stamford Bridge o jogo começou a mudar quase no intervalo, quando o árbitro expulsou o zagueiro dinamarquês Andrea Christensen, do Chelsea, por agarrar Mané, que ficou sozinho na frente do goleiro após um passe longo do volante Jordan Henderson.
"O cartão vermelho mudou a cara do jogo. Poderia ter sido sinalizado ou não", disse o técnico do Chelsea, Frank Lampard. Jurgen Klopp, o treinador dos Reds, concordou: "Depois do vermelho, a segunda etapa foi um jogo diferente. Tínhamos a bola e marcamos. Todos contribuíram para o resultado".
Com um jogador a menos, o time londrino sentiu o peso no segundo tempo. Primeiro Mané desviou de cabeça um cruzamento de Roberto Firmino (50) e pouco depois (54) o senegalês aceitou um presente do goleiro espanhol Kepa Arrizabalaga, que lhe deu a bola em uma falha grotesca.
A partida marcou a estreia no futebol inglês de Thiago Alcântara, cuja contratação pelo Liverpool foi anunciada na sexta-feira. Ele entrou no segundo tempo e começou a mostrar entrosamento com seus companheiros no meio de campo.
O brasileiro Alisson Becker também provou o valor de um bom goleiro ao defender o pênalti de Jorginho a 15 minutos do final que poderia ter dado aos 'Blues' algum poder de reação.
? @Alissonbecker ? pic.twitter.com/C8RKMqq24P
— Liverpool FC (@LFC) September 20, 2020
A vitória coloca o Liverpool empatado em pontos, com Everton, Arsenal e Crystal Palace no topo da tabela como os únicos times com o máximo de pontos nos dois primeiros jogos.
O Chelsea gastou 200 milhões de libras (cerca de 260 milhões de dólares) no mercado de transferências para tentar fechar a lacuna de 33 pontos entre os times na última temporada, mas a decisão de investir a maior parte desse dinheiro em atacantes em vez de atender às necessidades defensivas mais urgentes não parece ter sido acertada.
A falta de reforços defensivos, com o zagueiro Thiago Silva ainda sem condições de estrear, se mostrou óbvia no esquema de Frank Lampard, com o técnico do Chelsea tentando proteger uma defesa que sofreu 54 gols no campeonato na temporada passada em um primeiro tempo cauteloso.