Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Palco do duelo entre Ferroviário x Santa Cruz gera polêmica

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 30/09/2020 às 14:55 | Atualizado em 14/06/2022 às 17:24
O Domingão é o palco do próximo jogo do Santa Cruz pela Série C. Foto: Reprodução/Twitter
O Domingão é o palco do próximo jogo do Santa Cruz pela Série C. Foto: Reprodução/Twitter

A última rodada do primeiro turno da Série C do Campeonato Brasileiro terá como principal confronto no grupo A o duelo entre o líder e o vice-líder. Na primeira colocação, o Santa Cruz entra em campo para enfrentar o segundo colocado Ferroviário-CE, no próximo domingo, no Estádio Horácio Domingos de Sousa, localizado na cidade de Horizonte, a 40 km de Fortaleza, capital do Ceará. O estádio, conhecido como Domingão, passou um bom tempo inativo e recebeu o jogo Floresta 1x1 América-RN, pela segunda rodada da Série D, sábado passado.

POLÊMICA

A decisão de colocar a partida no Estádio Domingão partiu da CBF, que determinou a exclusividade da Arena Castelão apenas para os jogos da Série A do Campeonato Brasileiro, que tem Ceará e Fortaleza como participantes. Com isso, o confronto entre os dois primeiros colocados do grupo A da Terceira Divisão aconteceria no Estádio Presidente Vargas, alternativa aos jogos do Castelão, porém, a praça esportiva está funcionando como um hospital de campanha para pessoas com a covid-19.

LEIA MAIS:

> Com gols salvadores, Toty se torna amuleto da sorte no Santa Cruz

Após empate, Santa Cruz mira duelo “dificílimo” com o Ferroviário pela Série C

>“Prefiro um 3×3 do que um 0x0”, diz Marcelo Martelotte

>Depois de duas viradas, Santa Cruz arranca empate com Jacuipense

>Autor do terceiro gol do Santa Cruz, Toty exalta a vontade do elenco Coral

Veja os três gols mais bonitos da 8ª rodada da Série C do Brasileiro

A decisão de colocar os jogos do Ferroviário no Domingão gerou revolta na diretoria do Ferrão, que protestou contra a determinação antes do jogo contra o Manaus. Segundo os dirigentes, a ordem da CBF é vista como uma total falta de respeito que contraria, inclusive, o próprio regulamento da competição. Além disso, a diretoria do clube também realizou uma vistoria no estádio, onde alegou que a praça esportiva não tem condições ideais para realização da partida. Por fim, o clube cearense ingressou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça (STJD) para evitar que as partidas do Tubarão sejam realizadas no local.

 

Chegamos ! ??

Ferrão na Arena Castelão! ?#RespeitaaNossaHistoria #OCastelãoédoPovoCearense

? Lenilson Santos pic.twitter.com/MH0LtGBqBR

— Ferroviário Atlético Clube (@ferroviario) September 20, 2020

Após a vistoria, o presidente do Ferroviário, Newton Filho, criticou as condições precárias que se encontra o Estádio Domingão. De acordo com o mandatário, a iluminação é quase inexistente, o gramado apresenta uma qualidade péssima, todo desregulado, além dos vestiários estarem sendo utilizados como depósito de materiais de construção da Prefeitura de Horizonte. Newton ainda alegou que o local não apresenta condições de passar por uma sanitização para receber uma partida de acordo com o protocolo sanitário estabelecido pela CBF.

 

9 segundos parados! ?

Ferroviário faz protesto durante o jogo pelo direito de jogar na Arena Castelão ! ??

? Lenilson Santos pic.twitter.com/28rUIDT7vj

— Ferroviário Atlético Clube (@ferroviario) September 20, 2020

OUTRO LADO

Depois das críticas do Ferroviário, o Ministério Público do Ceará (MPCE) solicitou um "entendimento único" entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Horizonte e a Federação Cearense de Futebol (FCF) para colocar o Estádio Domingão em condições ideais de jogo. Por isso, um engenheiro credenciado pela CBF e pela FCF compareceu a praça esportiva para vistoriar as condições do local. As informações são do jornal O Povo.

Em meio à este imbróglio, a diretoria do Ferroviário não descartou a possibilidade de tentar transferir as partidas para outro local, que pode ser até fora do Ceará. Neste contexto, uma das alternativas do Ferrão seria mandar os jogos na Arena de Pernambuco. Uma nota também foi divulgada no site oficial do clube criticando a omissão e o descaso dos governantes e da FCF com o Ferroviário.

DOMINGÃO

Localizado na cidade de Horizonte, o Estádio Domingão é uma homenagem ao agricultor e pecuarista Horácio Domingo de Sousa, que dá nome ao local. Inaugurado em dezembro de 2008, o estádio tem capacidade para 10.500 torcedores. Em 2020, a última partida disputada na praça esportiva foi antes da pandemia do novo coronavírus, no dia 22 de janeiro, quando o Floresta bateu o Horizonte por 4 a 1 fora de casa.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias