AFP - A quarta rodada do Campeonato Inglês tem agendado para este fim de semana a partida entre o Leeds United (7º) e o Manchester City (13º), equipes comandadas por treinadores que se admiram: Marcelo Bielsa e Pep Guardiola.
"Será incrível para o futebol inglês ter o Bielsa na Premier League na próxima temporada", disse o técnico do City depois que o Leeds subiu para a elite do futebol da Inglaterra.
"Ele é único no mundo do futebol pela maneira especial como joga. Aprendi muito sobre seu estilo, sua produção. Ele é uma pessoa incrível, muito especial", acrescentou.
Às vezes, Bielsa é apresentado como uma espécie de "mentor" de Guardiola, no mesmo nível que Johan Cruyff. Em 2006, quando encerrou a carreira de jogador no México, "Pep" foi até a cidade argentina de Rosário para encontrar o veterano técnico, que estava em uma espécie de licença sabática por duas temporadas após ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos de Atenas com a Argentina.
LEIA MAIS
> Benfica, de Jorge Jesus, cai em grupo fácil no sorteio da Liga Europa
> Frankfurt e Hoffenheim fazem duelo inesperado pela liderança do Alemão
> Com Neymar, PSG volta a jogar no Parc des Princes após duas rodadas no Francês
> Com grandes atuações de Messi e Coutinho, Barcelona quebra tabu e vence Celta em Vigo
> Arsenal elimina Liverpool na Copa da Inglaterra, Brentford e Stoke surpreendem
> Milan sofre para se classificar à fase de grupos da Liga Europa
O encontro marcou Guardiola, e quando ele foi para o Bayern de Munique e teve entre seus comandados o espanhol Javi Martínez, sempre perguntava a ele sobre Bielsa, com quem o zagueiro havia trabalhado na época em que atuava no Athletic Bilbao.
"Ele vinha o tempo todo me fazer perguntas. Queria saber como Bielsa treinava, como conduzia o grupo de jogadores", disse o espanhol ao site Goal.
"Não me sinto mentor de Guardiola", disse "El Loco", que também é só elogios para o catalão.
“Em primeiro lugar, é imaginativo. É capaz de criar soluções instantâneas para os problemas que prevê ou encontra”, observou Bielsa.
“A maioria dos treinadores gosta de automatismos, pois pensamos o futebol em termos de obediência. Guardiola imagina o futebol de uma forma muito livre”, propondo soluções no jogo “que correspondem ao que os jogadores sabem fazer e que não necessitarão de muito tempo para interpretar ".
PRESSÃO
Mas, no momento, Guardiola precisa mais de resultados do que elogios, pois sua equipe vem de derrota contundente por 5 a 2 para o líder invicto Leicester na rodada passada.
Já o atual campeão Liverpool, que também ainda não perdeu mas oucupa o segundo lugar pelo saldo de gols, viaja para encarar o Aston Villa (4º) no domingo, disposto a seguir no topo da tabela.
Mesmo objetivo do Leicester, que recebe o Brighton (12º) no sábado.
Outra equipe com três vitórias é o Everton que encara no domingo o West Ham (11º).
-- Jogos da quarta rodada do Campeonato Inglês (pelo horário de Brasília):
- Sábado:
(08h30) Chelsea - Crystal Palace
(11h00) Everton - Brighton
(13h30) Leeds - Manchester City
(16h00) Newcastle - Burnley
- Domingo:
(08h00) Leicester - West Ham
Southampton - West Bromwich Albion
(10h00) Arsenal - Sheffield United
Wolverhampton - Fulham
(12h30) Manchester United - Tottenham
(15h15) Aston Villa - Liverpool