Blog do Torcedor - Tudo sobre o futebol em Pernambuco, do Nordeste, Brasil e do mundo
Torcedor

As notícias de Náutico, Santa Cruz e Sport, além do futebol nacional e internacional. Com análise, interatividade e opinião

Sport, Santa Cruz e Náutico se engajam no Novembro Azul

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 12/11/2020 às 21:34
Os times alertam os torcedores sobre a saúde. FOTOS: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Os times alertam os torcedores sobre a saúde. FOTOS: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Leitura:

O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata. Sport, Santa Cruz e Náutico se juntaram à campanha da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU-PE) para alertar sobre os cuidados com a saúde do homem. Tricolor e Alvirrubro já entraram em campo com o alerta e neste fim de semana é a vez do Rubro-negro.

Na partida deste sábado contra o Vasco, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, o Leão vai entrar em campo com faixa e máscaras com mensagem de alerta a prevenção ao câncer de próstata. O jogo começa às 16h30, na Ilha do Retiro.

LEIA MAIS:

>Eleição do Sport deve realmente acontecer no mês de dezembro

>Sem sete titulares, Santa Cruz encara o Remo para garantir matematicamente a liderança do Grupo A

>Para tentar não se afundar mais no Z4, Náutico só pensa em vitória contra Operário-PR

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), ao final de 2020, devem ser contabilizados 65.840 novos casos do tipo de câncer no Brasil. "Apesar dos números alarmantes do câncer de próstata, mais da metade dos homens nunca se consultou com um urologista. Precisamos mudar a mentalidade pela saúde masculina", explicou o urologista Moacir Cavalcanti, presidente da SBU-PE.

Ainda de acordo com o Inca, este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não-melanoma. No total, somando homens e mulheres, também é o segundo mais comum. Cerca de 75% dos casos no mundo acontecem em homens a partir dos 65 anos.

Em 2018, 15.576 morreram de câncer de próstata no Brasil. Os exames para detecção da doença são a de dosagem de PSA, que avalia a quantidade do antígeno prostático específico no sangue, e o toque retal, que permite ao médico sentir a próstata e perceber se há nódulos ou tecidos endurecidos.

VEJA MAIS CONTEÚDO SOBRE O SANTA CRUZ

Últimas notícias