
AFP - O técnico da seleção chilena, o colombiano Reinaldo Rueda, criticou nesta quinta-feira a Inter de Milão por não cuidar de Alexis Sánchez e pediu aos clubes europeus que respeitem o trabalho de sua comissão técnica.
Rueda disse que a Inter fez Sánchez jogar "45 minutos e depois 90", apesar de o jogador ter voltado à Itália com desconforto depois das duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo em que o Chile perdeu para o Uruguai (2-1) e empatou com a Colômbia (2-2) em outubro.
"Gostaria que a Inter tivesse prestado atenção quando Alexis voltou e tivessem cuidado dele, avaliado como nós fizemos", disse o treinador da 'Roja' em entrevista coletiva, a um dia da partida pelas Eliminatórias contra o Peru, em Santiago.
“Isso é algo que vai nos dois sentidos, não estamos na época colonial", acrescentou.
LEIA MAIS
> Neymar é cortado da seleção brasileira e não enfrenta o Uruguai na terça-feira
> Zagueiro Joe Gomez é operado e vai desfalcar o Liverpool por vários meses
> Hulk se despede do futebol chinês após quatro anos
> Com Covid-19, Gabriel Menino é cortado da Seleção Brasileira às vésperas das Eliminatórias
> Brasil e Argentina buscam manter a invencibilidade nas Eliminatórias
As declarações de Rueda ocorrem depois que a mídia italiana afirmou que na Inter - onde também joga Arturo Vidal - existe um mal-estar, pois foram solicitadas notícias diárias dos treinos das seleções que convocaram seus jogadores, pedido que não teria sido atendido por todos os países.
Rueda explicou que Sánchez apresenta "alguns incômodos" e que tem sido cuidado e avaliado para tomar a decisão final sobre se será incluído ou não na equipe titular que vai enfrentar o Peru nesta sexta-feira em Santiago.
"Esses jogadores se matam pela seleção, sempre dão tudo de si. Com o respeito que os clubes europeus merecem, gostaria que cuidassem melhor deles do que nós, que, da mesma forma que nós os respeitamos, eles também o fizessem", declarou.
Com um ponto conquistado nas duas primeiras rodadas, a pressão sobre Rueda para vencer o Peru e quatro dias depois a Venezuela é grande.
"As avaliações serão feitas após 190 minutos e s diretores”, encerrou o técnico.
Momentos depois a Inter de Milão divulgou um comunicado comentando a fala de Rueda: "A Inter de Milão considera que as declarações do técnico do Chile Reinaldo Rueda são inaceitáveis, ofensivas e não condizentes com a realidade", disse o time milanês.
"O clube sempre teve a máxima colaboração e excelentes relações com todo o pessoal dos representantes nacionais", acrescentou.
A Inter relembrou os problemas físicos que Alexis Sánchez sofreu no passado, depois de jogar na 'Roja'.
"No caso particular de Alexis Sánchez, o jogador teve um problema físico em quase todas as convocações para sua seleção. Em uma delas sofreu uma lesão grave que o afastou dos gramados por três meses. Isso representou um sério prejuízo esportivo para o clube, que sempre esteve atento à saúde de seus jogadores", indicou o clube italiano.