
AFP - A Fifa anunciou nessa terça-feira que está estudando uma forma de desenvolver um sistema "simplificado" e mais "acessível" de arbitragem por vídeo (VAR) para ser implantado "em todos os níveis do futebol" (como divisões de acesso e categorias de base).
O grupo de trabalho “Inovação e Excelência” da entidade máxima do futebol mundial apresentará em breve à Fifa e à International Football Association Board (Ifab, entidade responsável pelas regras do esporte), uma “recomendação” para a implementação desta reforma.
O seu desenvolvimento responde ao “objetivo de criar sistemas mais acessíveis e permitir a utilização do assistente de vídeo em todos os níveis do futebol”, informou a Fifa, evocando a possibilidade de reduzir “a qualidade e os requisitos mínimo" das "instalações tecnológicas" do VAR.
A utilização desse recurso eletrônico está disponível apenas nas principais competições internacionais e campeonatos nacionais.
LEIA MAIS
> Espanha goleia Alemanha por 6×0 e passa às semifinais da Liga das Nações
> Mundial de Clubes da Fifa será em fevereiro de 2021 no Catar
> TV Jornal/SBT transmite Racing x Flamengo pela Copa Libertadores na próxima semana
> Peru confirma que há garantias para realização do jogo com Argentina
> Luis Suárez testa positivo para covid-19
A última edição da Liga dos Campeões Feminina teve apenas VAR na final, uma limitação que atraiu críticas de várias jogadoras.
A Fifa também informou que está refletindo sobre o "desenvolvimento de uma tecnologia semiautomática de impedimento para tornar o processo de análise dessas situações o mais eficaz possível".
Por último, o organismo internacional indicou convidou empresas para desenvolverem um sistema mais simples e que permita um melhor análise de situações de impedimento.
Nas últimas semanas, vários impedimentos foram marcados pelo VAR em situações que lançaram muitas críticas ao sistema, principalmente no Campeonato Inglês.