Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

FPF informa o falecimento do ex-árbitro Aristóteles Cantalice

Leonardo Silva
Leonardo Silva
Publicado em 06/12/2020 às 22:53
Homenagem à Aristóteles Cantalice, ex-árbitro e ex-presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol de Pernambuco (Ceaf). Foto: Rodrigo Lobo / Acervo JC Imagem
Homenagem à Aristóteles Cantalice, ex-árbitro e ex-presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol de Pernambuco (Ceaf). Foto: Rodrigo Lobo / Acervo JC Imagem

Por Leonardo Vasconcelos e Robert Sarmento

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) informou o falecimento na noite deste domingo (6), do ex-árbitro e ex- presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol de Pernambuco (Ceaf), Aristóteles Cantalice. A notícia foi dada pelo diretor de futebol feminino da FPF, Elias Coelho, em entrevista à Rádio Jornal.

“Eu recebi uma ligação comunicando do falecimento dele que estava internado na UTI do Hospital Português por Covid-19. Era um grande amigo, um cara que sempre brigou pela categoria. Sempre foi um árbitro sereno, competentíssimo, uma referência em Pernambuco”, disse Elias Coelho.

Aristóteles Cantalice foi um dos maiores árbitros do Estado nas décadas de 1980 e  1990, apitando diversos jogos importantes do Campeonato Pernambucano e em vários outras competições pelo país.

LEIA MAIS

> CBF divulga tabela detalhada do quadrangular final da Série C

> Náutico leva gol de antes do meio de campo e perde do Figueirense

> Sport perde por 1×0 diante do São Paulo e acumula quarta derrota seguida na Série A

O atual membro da Comissão de Arbitragem da FPF, Erick Bandeira, considerou Aristóteles Cantalice um dos melhores profissionais da história da arbitragem de Pernambuco e do Brasil. ‘’Eu posso dizer que foi um dos melhores árbitros do quadro de arbitragem do futebol pernambucano. Participei de vários jogos com ele e de várias decisões. Ele pesava sempre pela disciplina. No tempo dele, foi um dos melhores árbitros do futebol brasileiro, por tudo que ele fez no futebol pernambucano em termos de arbitragem’’, garantiu.

Além de endossar o elogio, o ex-assistente lamentou o falecimento de Cantalice, que apitou vários jogos importantes do Campeonato Pernambucano nas décadas de 1980 e 1990. ‘’Eu posso dizer que Cantalice para a arbitragem foi um dos melhores não só de Pernambuco, mas do Brasil. Sempre tive um bom diálogo com ele. Só tenho que lamentar nesse momento, mas tenho boas recordações na convivência profissional que tivemos’’, afirmou Erick Bandeira.

O ex-jogador de Santa Cruz e Sport nos anos 80, Ataíde Macedo, esteve presente em diversos jogos arbitrados por Aristóteles Cantalice e, assim como Erick Bandeira, ressaltou a qualidade técnica na condução da partida e a disciplina durante o jogo adotada pelo ex-árbitro. Como teve a oportunidade de ser capitão, o ex-atleta lembrou curiosidades que aconteceram dentro de campo, mas ressaltou o respeito por Cantalice.

‘’Tivemos várias situações dentro de campo, alguns cartões que ele me deu, quase sempre por reclamação, discordando de alguma falta, mas sempre com respeito profissional. Nunca tivemos desentendimentos. Como capitão da equipe, eu era um jogador que questionava muito a arbitragem, mas dentro do respeito muito grande. Só tenho que lamentar em um momento como esse, que a família possa ser confortada em uma hora dessa, e o meu respeito por tudo o que ele fez pelo futebol pernambucano’’, contou Ataíde.

CONFIRA AS DECISÕES APITADAS POR ARISTÓTELES CANTALICE

1º jogo do Super Campeonato de 1983 - Santa Cruz 0 x 0 Sport (25.11.1981)

Local: Arruda. Público: 37.190.

3º jogo do Super Campeonato de 1982 - Sport 2 x 0 Náutico (06.12.1981)

Local: Ilha do Retiro. Público: 37.332. Os gols foram de Denô e Roberto. Os rivais de Recife ganharam um turno cada e, por isso, houve o 'Super Campeonato', que foi vencido pelo Sport.

Final do 2° turno do Campeonato Pernambucano de 1982 - Sport 1 x 0 Náutico (03.10.1982)

Local: Arruda. Público: 40.398. O gol foi de Roberto Cearense. A vitória deu o título do turno aos rubro-negros. No ano, o Sport foi campeão pernambucano.

Final do 3° turno do Campeonato Pernambucano de 1983 - Santa Cruz 1 x 0 Sport (30.11.1983)

Local: Pedro Vitor (atual Luiz Lacerda, em Caruaru). Público: 19.338. O gol tricolor foi de Henágio. A vitória garantiu a taça para o Santa Cruz. Assim como 1983, cada clube da capital ganhou um turno, houve o ‘Super Campeonato’ em três jogos e mais um extra. O título ficou com a Cobra Coral.

Partida extra do 3º turno do Campeonato Pernambucano de 1985 - Santa Cruz 2 x 0 Náutico (01.12.1985)

Local: Arruda. Público: 53.416. Os gols corais foram de Zé do Carmo e Gabriel. Com a vitória do Santa Cruz na partida extra, o campeonato foi em ‘melhor de três’. Na decisão, o Náutico conquistou o título.

1° jogo do primeiro turno do Campeonato Pernambucano de 1986 - Santa Cruz 1 x 1 Sport (30.03.1986)

Local: Ilha do Retiro. Público: 35.285. Os gols foram de Lula SE para o Santa Cruz e Zé Guimarães pelo Sport. O tricolor jogava pelo empate e foi campeão do turno.

2º jogo da final do Campeonato Pernambucano de 1988 - Sport 4 x 1 Náutico (10.08.1988)

Local: Ilha do Retiro. Público:16.630. Os gols do Sport foram de Robertinho, Augusto e Ribamar (2x). Já o Náutico marcou com Levi. A decisão ocorreu na ‘melhor de três’ e o Sport foi o campeão.

2º jogo do segundo turno do Campeonato Pernambucano de 1990: Sport 1 x 0 Santa Cruz (20.05.1990)

Local: Arruda. Público: 67.42. O gol foi marcado por Sérgio Alves. Na ocasião, o Sport foi o campeão do segundo turno do estadual, mas na grande decisão quem comemorou foram os tricolores.

2º jogo da final do Campeonato Pernambucano de 1991 - Sport 3 x 0 Náutico (15.12.1991)

Local: Ilha do Retiro. Público: 45.697. Os gols foram marcados por Hélio (2x) e Moura. O resultado consagrou o título estadual para o rubro-negro.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias