Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Bahia reintegra colombiano Ramírez por falta de provas sobre racismo

Blog do Torcedor
Blog do Torcedor
Publicado em 25/12/2020 às 12:27
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

AFP

O Bahia anunciou na quinta-feira (24) que o meia colombiano Juan Pablo Ramírez será reintegrado ao elenco, por falta de provas sobre as alegadas declarações racistas que levaram ao seu afastamento.

Ramírez, de 23 anos, foi acusado pelo meia Gerson, do Flamengo, de ter gritado para ele "cala a boca, negro" no jogo do último domingo (20), em que o time carioca venceu o Bahia por 4 a 3 no Maracanã, pela 26ª rodada do Brasileirão.  O jogador colombiano negou as acusações, mas o Bahia anunciou no dia seguinte que o jogador seria afastado do time à espera da conclusão da investigação.

Em um comunicado emitido na quinta (23), o Bahia garante que os laudos das perícias "não comprovam a injúria racial". O clube decidiu que "mesmo dando relevância à narrativa da vítima, não deve manter o afastamento do atleta Indio Ramírez ante a inexistência de provas e possíveis diferenças de comunicação entre interlocutores de idiomas diferentes".

"O atleta deverá ser reincorporado ao elenco tão logo os profissionais da comissão técnica e psicólogos entendam adequado", acrescenta o comunicado, intitulado "carta à sociedade - Atuar estruturalmente e aprofundar o debate racial".

As denúncias de Gerson deram origem a uma onda de declarações de repúdio ao racismo e à abertura de processos perante órgãos judiciais e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

O Bahia anunciou no mesmo comunicado uma série de iniciativas para combater a discriminação no futebol.  Entre elas se destacam "a inclusão de uma cláusula contra o racismo, a xenofobia e a homofobia nos contratos".

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias