Blog do Torcedor - Tudo sobre o futebol do Brasil e do mundo, basquete, NFL e todos os esportes
Torcedor

As notícias de Náutico, Santa Cruz e Sport, futebol nacional e internacional. Basquete, NFL, Fórmula 1 e todos os esportes Com análise, interatividade e opinião

Vice-prefeito explica corte de patrocínio ao Salgueiro: "Estamos dando prioridade ao postos de saúde"

Davi Saboya
Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 03/02/2021 às 20:37
Atual campeão, Salgueiro estreia contra o Afogados. Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Atual campeão, Salgueiro estreia contra o Afogados. Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Leitura:

A pandemia do novo coronavírus e a necessidade de melhorar a estrutura do sistema de saúde da cidade. Esses são os principais motivos que levaram a Prefeitura de Salgueiro a cancelar o patrocínio destino ao clube do município. É o que garantiu o vice-prefeito Edilton Carvalho (Podemos) em entrevista ao repórter Filipe Farias, da Rádio Jornal. Ele também fez questão de frisar que a atual gestão continua apoiando a equipe e atual campeã de Pernambuco, inclusive, pagando as contas de água e energia da agremiação. Outro detalhe revelado foi uma notificação da Promotoria que classificou como "ilegal" o investimento no time.

> Fique por dentro de tudo da Copa do Nordeste

LEIA MAIS

> Em comunicado, Salgueiro justifica saída das copas do Nordeste e do Brasil

> Náutico aguarda posição da CBF sobre vagas do Salgueiro no Nordestão e Copa do Brasil

> FPF diz que não decide se Náutico herda vagas do Salgueiro nas copas do Nordeste e do Brasil

> Desistência da Copa do Nordeste e Copa do Brasil pega time do Salgueiro de surpresa

> Salgueiro desiste de participar da Copa do Nordeste e Copa do Brasil; Náutico deve herdar vagas

"Salgueiro estava com postos de saúde faltando médicos. Então, contratamos sete médicos que vão chegar e abastecemos os postos com medicamentos, que não tinha. Hoje você vai em qualquer posto de saúde e tem medicamentos. A gente está dando prioridade nesse momento de pandemia a questão da saúde. A Prefeitura não é contra o Carcará de jeito nenhum. Continuamos incentivando com o que a gente pode no momento, que é toda despesa de energia e de água do clube é paga pela Prefeitura", afirmou Edilton Carvalho.

"Outra coisa, a Promotoria citou Dr. Marcones Sá (prefeito do município) achando ilegal esse patrocínio da Prefeitura. Então, esse patrocínio de R$ 40 mil que era dado ao Carcará está suspenso no momento. Possa até ser que volte depois, mas estamos dando prioridade aos postos de saúde que estavam sem médicos. Estamos numa pandemia e não podemos tirar quase R$ 500 mil por ano para dar ao clube e manter sete postos sem médicos e sem medicamentos, não é correto", completou o político.

O vice-prefeito de Salgueiro ainda sugeriu buscar patrocínios na iniciativa privada para evitar a desistência na Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Edilton acusou a atual direção do clube sertanejo de ter tomado a drástica atitude por "politicagem". Isso porque o ex-presidente e prefeito da cidade, Clebel Cordeiro (MDB), perdeu a última eleição municipal. Apesar de não fazer parte da gestão, o ex-mandatário apoiava o atual mandatário José Guilherme.

"Tem como buscar dinheiro através das empresas particulares. Basta me procurar pra gente fazer. Mas não me procuram. Estão usando de politicagem. Só é sentarmos pra conversar. Uma empresa de argamassa ligou pra mim interessada em ajudar, passei o contato pra Zé Guilherme (presidente do Salgueiro). Nem eu e nem o prefeito somos contra o Carcará. Existem alternativas", comentou Edilton.

A reportagem do Jornal do Commercio e Blog do Torcedor tentou entrar em contato com o presidente do Salgueiro, José Guilherme, mas não obteve sucesso.

ENTENDA

O Salgueiro encaminhou ofício a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), nesta quarta-feira, afirmando que está desistindo de participar da Copa do Nordeste e Copa do Brasil. A alegação do clube sertanejo é a crise financeira que atingiu o interior do Estado, e consequentemente,  a falta de patrocínios. Dessa maneira, o Náutico deve herdar a vaga do Carcará nas duas competições por causa do ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

NÁUTICO

Procurado pela reportagem do Blog do Torcedor, o presidente do Timbu, Edno Melo, afirmou que soube da notícia quando a imprensa veiculou e pregou cautela neste momento. "Temos que esperar o oficial porque essa informação ainda é oficiosa. A CBF não falou nada, a FPF também não. Vamos aguardar para não comemorar uma coisa que não vai acontecer", disse.

Segundo Edno, caso se confirme, o Náutico "estará totalmente preparado" para acrescentar as duas competições ao seu planejamento para a temporada.

FEDERAÇÃO

O Salgueiro oficializou a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) nesta quarta-feira (3) sobre sua desistência da Copa do Nordeste e Copa do Brasil, alegando uma crise financeira e falta de patrocínios. Este foi o ponto de partida para o surgimento de algumas dúvidas: Quem herda as vagas do Carcará nas duas competições? E as cotas, como ficam? Segundo o presidente da FPF, Evandro Carvalho, estas respostas não cabem à Federação, mas sim à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Liga do Nordeste.

SURPRESA

A formalização do Salgueiro em não participar da Copa do Nordeste e Copa do Brasil também pegou o elenco e a comissão técnica do Carcará de surpresa. Procurado pelo Jornal do Commercio e Blog do Torcedor, o auxiliar técnico Marcos Tamandaré revelou que o presidente sertanejo José Guilherme ainda não conversou com ninguém da equipe. Inclusive, o time do Sertão de Pernambuco continua treinando normalmente.

POSICIONAMENTO

CONFIRA

Nenhuma descrição disponível.

Últimas notícias