Goleiro do Ajax é suspenso por 1 ano por doping pela Uefa

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 05/02/2021 às 17:41
X

O goleiro camaronês André Onana, do Ajax,  foi suspenso por um ano pela Uefa por violar as regras antidoping, anunciou o clube holandês nesta sexta-feira.

"A comissão disciplinar da Federação Europeia de Futebol (Uefa) impôs uma suspensão de 12 meses a André Onana por violar as regras antidoping após um teste fora de competição em 30 de outubro", divulgou o clube, indicando que apresentará um recurso.

"A suspensão é válida a partir de hoje (sexta) e se aplica a todas as atividades do futebol, nacional e internacional", acrescentou o comunicado.

Segundo o time da Holanda, no dia 30 de outubro, Onana passou mal e tomou um remédio inicialmente destinado à esposa. O Lasimac (um diurético e hipotensor) "não melhora o desempenho" de um atleta, razão pela qual Ajax não esperava "uma suspensão firme".

"Onana não tinha intenção de trapacear. Mas a Uefa estima, de acordo com as regras antidoping aplicáveis, que um atleta tem o dever de garantir que nenhuma substância proibida entre no seu corpo", disse o clube.

É o segundo golpe forte que o Ajax recebe em 24 horas. O franco-marfinense Sébastien Haller, que foi contratado ao West Ham no início de janeiro por 22,5 milhões de euros (26,9 milhões de dólares), não foi  inscrito na Liga Europa na quinta-feira.

"É um grande erro administrativo da nossa parte", lamentou o treinador da equipe holandesa, Erik ten Hag, no site do clube.

Haller, a contratação mais cara do time holandês, não está na lista de jogadores relacionados para a fase eliminatória da competição europeia.

O Ajax enfrenta o Lille nas oitavas de final, nos dias 18 e 25 de fevereiro. Desde a sua contratação em janeiro, o atacante de 26 anos marcou dois gols decisivos e participou de outros quatroem seis jogos no Campeonato Holandês.

O Ajax anunciou que fará um pedido à Uefa para obter o registro do atleta.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor