Após vistoria, Vigilância Sanitária solicita pequenos ajustes para confirmar eleição do Santa Cruz nesta quinta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

LOURENÇO GADÊLHA

Publicado em 10/02/2021 às 16:34
X

Depois de idas e vindas, as eleições do Santa Cruz estão próximas de ser confirmadas. Equipes de fiscalização da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), que é ligada à Secretaria de Saúde de Pernambuco, junto com o Procon, realizaram, na tarde desta quarta-feira (10), a vistoria para avaliar as condições sanitárias do Estádio do Arruda e solicitaram "pequenos ajustes" antes do aval final para realização do pleito. De acordo com o gerente-geral da Apevisa, Josemaryson Bezerra, as demandas já estão sendo solucionadas pelo clube e, com isso, o processo eleitoral estará liberado para acontecer nesta quinta-feira (11).

"Fizemos um percurso usando o fluxo do torcedor e entendemos que precisava de pequenos ajustes que o clube já está fazendo no curso dessa inspeção. Não são coisas difíceis de resolver. O clube precisa montar um sistema que seja unidirecional. Eles começaram a corrigir a parte do acesso às pessoas para fazer arrecadação daqueles que estavam inadimplentes. Essa foi a única observação que fizemos para que não houvesse o cruzamento entre os torcedores e eleitores. Sendo resolvido isso, então estará liberado para votação", explicou.

LEIA MAIS:

>> Eleição do Santa Cruz é adiada na véspera e clube aguarda vistoria da SES para realizar pleito

>> Presidente do Conselho Deliberativo confirma adiamento das eleições do Santa Cruz

>> Secretaria de Saúde vai vistoriar Arruda e eleição do Santa Cruz pode acontecer na quinta-feira

>> Constantino Junior se reúne com candidatos à presidência do Santa Cruz para tratar de eleição presidencial

Na vistoria, os órgãos sanitários analisaram detalhes como entradas e saídas da sede e dos locais de votação, quantidade de urnas, organização das filas e divisão dos espaços. Assim, a solicitação dos ajustes foi tomada pela Apevisa em conjunto com o Procon e a Secretaria de Desenvolvimento de Pernambuco. Segundo Josemaryson Bezerra, como o clube já iniciou o ajuste no posicionamento das grades, é possível que até às 18h desta quarta-feira as correções estejam concluídas. Só depois disso, os órgãos sanitários vão entregar o laudo ao Santa Cruz liberando as eleições.

"As eleições, na minha observação, estão dependendo desses pequenos ajustes. São posicionamentos de grades para separar o fluxo. Então o grupo formado pelo Procon, Apevisa e Secretaria de Desenvolvimento, entramos em discussão sobre isso e o consenso geral é que somente esses ajustes são necessários para resolver. Se forem feitos os ajustes, a votação está marcada para amanhã (quinta-feira)", acrescentou.

O diretor de segurança patrimonial do Santa Cruz, George Neves, também confirmou que os ajustes solicitados pelos órgãos sanitários foram prontamente atendidos pelo clube visando o cumprir Decreto Estadual nº 50.052, de 7 de janeiro de 2021, que limita os eventos corporativos e institucionais a 30% da capacidade do ambiente e proíbe eventos com mais de 150 pessoas simultaneamente.

“Tudo que o Governo de Pernambuco nos colocou, a gente já tinha cumprido bastante para que o torcedor votasse com tranquilidade. Houve orientações deles para que a gente pudesse melhorar o acesso de entrada dos torcedores para que o fluxo ficasse mais rápido e as pessoas tivessem acesso à sede do clube para votar e sair. Estamos cumprindo isso. Espero que até mais tarde o governo se sensibilize com essa situação e que amanhã (quinta-feira) a gente possa fazer as eleições de forma tranquila, pacífica”, afirmou o diretor.

CUIDADOS CONTRA A COVID-19

O gerente-geral da Apevisa ainda aproveitou para mandar um recado aos torcedores que vão participar do pleito coral. “Gostaria de levar para o eleitor a necessidade de participar dessa eleição de uma forma que mantenha o distanciamento social, que é uma das coisas importantes no controle da pandemia, além de manter a higienização e seguir as orientações definidas pelo fluxo do clube. Elas foram desenhadas e aprovadas pelo grupo que fez a inspeção. Se o eleitor tiver essa consciência de cumprir essas regras, nós teremos um sucesso muito grande com contenção da transmissibilidade do vírus”, disse Josemaryson Bezerra. 

Na mesma linha de pensamento, George Neves corroborou com o apelo do gerente-geral da Apevisa, pedindo que os torcedores evitem aglomerações no dia da votação. “Ampliamos o horário de votação para que o torcedor venha. Não precisa vir todo mundo no mesmo horário. As pessoas têm tranquilamente o dia todo para vir, respeitando a pandemia. O acesso ao clube vai ser todo de acordo com o que determina as autoridades sanitárias com medição de temperatura, usando álcool para higienizar as mãos. Nós vamos ter dois locais de higienização. Tudo está sendo feito com a maior tranquilidade possível para que as autoridades do estado liberem as eleições para amanhã para os torcedores decidirem o próximo presidente do clube”, finalizou.

A expectativa é que no máximo 1.500 pessoas participem das eleições nesta quinta-feira, no horário das 9h às 20h. Para isso, os eleitores devem respeitar o protocolo de segurança contra a covid-19 com a utilização de máscaras de proteção, higienização com álcool em gel e distanciamento entre as pessoas tanto na sede do clube, quanto na fila de votação.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor