Sport prioriza marcação, empata com Bragantino e encaminha permanência na Série A

Imagem do autor
Cadastrado por

Davi Saboya

Publicado em 15/02/2021 às 21:58
X

O Sport não mostrou o futebol esperado em uma partida que poderia garantir a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Com uma atuação extremamente defensiva, o Leão não conseguiu ao menos uma simples vitória e ficou no empate por 0x0 com o Bragantino, nesta segunda-feira, em partida válida pela 36ª rodada. Com o resultado, o Leão continua na 14ª colocação, com 42 pontos, e segue na luta contra a degola.

Se tivesse ao menos buscado o ataque contra o time paulista, o objetivo da temporada 2020 poderia ter sido conquistado e a próxima partida, contra o Atlético-MG, novamente na Ilha, seria apenas para cumprir tabela. Mesmo assim, dependendo de uma combinação dos jogos do Vasco ou Bahia, o time do técnico Jair Ventura pode cravar a vaga na elite até mesmo com uma derrota diante do Galo.

>> Tabela do Campeonato Pernambucano 2021 é divulgada; confira todos os jogos da primeira fase

O JOGO

A partida começou com muita marcação e pouca criação. Pela primeira vez com três zagueiros dentro de casa, o Leão encontrou bastante dificuldade na saída de bola. Já o Bragantino teve mais posse, pressionou e encontrou espaços rente ao gol para finalizar de fora da área. Até mais da metade da etapa inicial, os rubro-negros só conseguiram encaixar dois ataques, ambos desperdiçados por Betinho e Ewerthon, que não estavam com a pontaria calibrada.

Um dos melhores jogadores do Brasileirão, o meia-atacante Claudinho deu trabalho aos marcadores do Leão. O artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 17 gols, coordenou todas as ações de ataque do Bragantino. Além disso, teve espaço pelo meio e lado esquerdo da defesa mandante.

Já o Sport tentou sair para o jogo pelas laterais, mas tanto Ewerthon quanto Júnior Tavares não estavam bem na partida. Mesmo o Sport suportando a pressão do time paulista, o sistema defensivo rubro-negros apresentou erros, dando espaços para o adversário, que não soube aproveitar o domínio da partida.

Claudinho deu trabalho ao sistema defensivo do Sport. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

No segundo tempo, o panorama do jogo continuou o mesmo. Com poucas opções ofensivas, o Sport seguiu se defendendo e sendo pressionado pelo Bragantino em plena Ilha do Retiro. Em quase toda a segunda metade da partida, o Leão esteve com todos os jogadores no campo de defesa devido ao grande volume de jogo do adversário. E, se não fosse o goleiro Luan Polli para salvar o rubro-negro pernambucano com importantes e seguras defesas, mais uma vez, o time do técnico Jair Ventura poderia ter sido derrotado.

Surpresa na escalação inicial, o centroavante Hernane Brocador não mostrou novidade alguma. Continuou improdutivo, sem mostrar nada diferente das outras partidas do ano e muito menos em relação ao outro suplente, o jovem Mikael, que foi acionado na partida no lugar de Dalberto. Decisivo em outros confrontos na reta final da Série A, o meia Thiago Neves também não apareceu no jogo. O futebol apagado dos três jogadores ofensivos muito se deve, claro, ao esquema retraído adotado por Jair Ventura no confronto que poderia garantir o Leão na Série A.

TRANSMISSÃO DA RÁDIO JORNAL

FICHA DO JOGO - SPORT 0X0 BRAGANTINO

Sport - Luan Polli; Ewerthon (Raul Prata), Rafael Thyere, Maidana, Adryelson e Júnior Tavares; Marcão, Betinho (Márcio Araújo) e Thiago Neves (Ricardinho); Dalberto (Mikael) e Hernane Brocador (Luciano Juba). Técnico: Emílio Faro (interino).

Bragantino - Cleiton; Aderlan, Fabrício Bruno, Ligger e Luan Cândido; Raul, Ramires (Lucas Evangelista) e Bruno Tubarão (Morato) (Hurtado); Claudinho, Cuello (Leandrinho) e Ytalo (Chrigor). Técnico: Maurício Barbieri.

Local: Ilha do Retiro, Recife-PE.

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Assistentes: José Eduardo Calza e Jorge Eduardo Bernardi (ambos do RS).

Cartões amarelos: Maidana, Marcão e Betinho (Sport).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor