Sport aguarda aval da Secretaria de Saúde para 'bater o martelo' e realizar eleições no dia 5 de março

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 01/03/2021 às 12:41
X

As eleições do Sport estão marcadas para esta sexta-feira, dia 5 de março. No entanto, o clube rubro-negro ainda espera o aval da Secretaria de Saúde de Pernambuco para bater o martelo sobre a data do pleito, uma vez que o estado enfrenta um grave e preocupante aumento nos casos de covid-19. Quem confirmou isso foi o presidente da Comissão Eleitoral, Frederico Guilherme, em contato com a reportagem do Jornal do Commercio. Segundo ele, só falta essa resposta para que as eleições do Leão se realizem nesta sexta-feira, como previsto.

"A eleição está marcada para sexta-feira. Todas as chapas inscritas já tiveram a sua aprovação no ponto de vista da legalidade. Apresentaram a documentação, a Comissão Eleitoral analisou e deu o ok. Estamos apenas numa preocupação, que acredito que não vai haver, com a determinação da Secretaria de Saúde. Os membros da Secretaria de Saúde estiveram conosco na última sexta-feira. Fizeram a vistoria de todo o prédio para realizar as eleições e a única pendência que nós temos para (confirmar) as eleições é essa decisão", afirmou o presidente da Comissão Eleitoral do Rubro-Negro.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral do Sport, a tendência é de que a Secretaria de Saúde de Pernambuco se posicione sobre as eleições do Leão até esta terça-feira (2). Segundo o Decreto Estadual de nº 50.052, o órgão informa que eventos institucionais e corporativos estão vetados caso ultrapassem o número de 150 pessoas simultaneamente. Por conta disso, existe a fiscalização para saber como o clube pretende realizar o pleito, vistoria que também foi feita no Santa Cruz, quando o clube coral realizou as eleições no início de fevereiro.

Segundo Frederico Guilherme, a vistoria feita pela Secretaria de Saúde foi para saber justamente essas questões, como por exemplo um espaço destinado para idosos, as entradas, filas com distanciamento e também a questão da saída, na tentativa de não haver aglomeração. "O cenário é de eleição no dia 5 e todas as providências foram tomadas. Para bater o martelo só falta a autorização. Acho que eu devo estar com essa resposta até amanhã (terça-feira)", pontuou.

ELEIÇÕES VIRTUAIS DESCARTADAS

Ao ser questionado sobre a possibilidade de realizar as eleições de forma virtual, numa tentativa de não gerar o pleito de forma presencial, o presidente da Comissão Eleitoral disse a hipótese foi estudada, mas não é tão simples. "É um recurso técnico sofisticado, mas também envolve custos. Não tem como porque não me foi dado pela diretoria atual a condição de fazer eleições de fazer de forma virtual. E essa decisão não cabe a mim", detalhou o presidente da Comissão Eleitoral.

"Se a eleição não acontecer por essas razões (vetor da Secretaria de Saúde), a única coisa que vai ocorrer é a mudança do dia. O calendário eleitoral foi cumprido pelas chapas e está tudo ok. Vamos admitir que sexta-feira aconteça um problema, eu já me posiciono e o que vai acontecer é só a mudança da data", finalizou Frederico.

CHAPAS

O Sport tem quatro candidatos à presidência. O presidente Milton Bivar que tenta a reeleição, o ex-diretor de futebol Nelo Campos, e os advogados Delmiro Gouveia e Eduardo Carvalho. Todos eles conversaram com o Jornal do Commercio e detalharam planos caso sejam eleitos presidente do Leão. Confira as sabatinas.

Milton Bivar:

Eduardo Carvalho

Nelo Campos

Delmiro Gouveia

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor