Presidente da FPF diz que súmula de Juazeirense x Sport é inverídica e acusa time baiano de má fé

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 11/03/2021 às 11:45
X

O pós-jogo de Juazeirense x Sport promete render por alguns dias. Desta vez quem se posicionou foi o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, que fez duras críticas ao árbitro da partida e também ao time baiano. Em contato com a reportagem do Jornal do Commercio, o mandatário da FPF afirmou que a súmula apresentada pelo juiz catarinense Ramon Abatti Abel é inverídica e que já orientou o Sport a entrar com uma representação contra o árbitro, além do pedido de anulação da partida no STJD. Evandro Carvalho também disse que tem uma reunião com a diretoria de competições da CBF nesta quinta-feira.

"Já orientei que o Sport entrasse com uma representação contra o árbitro também, porque a súmula dele é absolutamente inverídica. O jogo já tinha parado há uma hora e quinze minutos, está atestado na imagem da transmissão. Vamos levar a transmissão a julgamento para provar que ele estendeu quinze minutos além do que o regulamento permite. Com uma hora o jogo tinha que ser encerrado, não podia voltar depois de uma hora porque ele quer voltar. Isso aí decorre da incompetência dele. Ele errou quando suspendeu o jogo e errou quando quis voltar. Além de entrar com uma representação pela anulação do jogo, já orientei o Sport para entrar com uma representação contra o árbitro também", afirmou Evandro.

O que diz o regulamento geral de competições da CBF? Segundo o item III, do Artigo 20, do Regulamento Geral de Competições (RGC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o resultado final da partida deve ser decidido pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). “Se o Clube que não deu causa à suspensão da partida estiver dependendo de saldo de gols para obter classificação às fases ou competições seguintes, a situação será decidida pela Justiça Desportiva”, diz o texto. Confira detalhes sobre o regulamento clicando aqui.

Além de ter direcionado críticas ao árbitro do jogo, Evandro Carvalho também concordou com o que disse o diretor de futebol Augusto Caldas durante a transmissão do SporTV, onde o dirigente leonino afirma que a Juazeirense estava apelando para ganhar o duelo. Ao ser questionado se acreditava que o time baiano tinha agido de forma proposital e de má fé, o dirigente da FPF disse que não tinha dúvidas. "Acredito não, eu tenho certeza. Quem é que não acredita? É uma conduta de quem não está acostumado a viver em ambiente desenvolvido de futebol. Esse negócio da Copa do Brasil botar time insignificante dá nisso", afirmou.

ENTENDA O CASO

Por conta de uma queda de energia nos refletores do estádio Adauto Moraes na reta final do jogo, quando o confronto estava 3x2 para a Juazeirense, o duelo ficou paralisado por um longo período na reta final do segundo tempo. Segundo o juiz, o confronto ficou parado por uma hora: 20 minutos por causa do primeiro problema elétrico, 30 minutos após ouvir do capitão do Leão, Patric, de que o Sport só terminaria o embate após a volta completa da iluminação, e mais 10 minutos para aguardar uma possível solução. Na súmula da partida, inclusive, o árbitro catarinense Ramon Abatti Abel afirmou que encerrou o jogo porque o Leão se recusou a reiniciar o confronto.

A tendência é que o Sport entre no STJD pedindo a anulação da partida. O clube, aliás, já pediu uma perícia técnica para a CBF na tentativa de examinar as condições do estádio Adauto Moraes.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor