Bahia x CRB: confronto pela Copa do Nordeste com dois técnicos pernambucanos

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 16/04/2021 às 13:57
X

O duelo entre Bahia x CRB, válido pelas quartas de final da Copa do Nordeste, tem uma curiosidade interessante: será entre dois técnicos pernambucanos. Pelo lado baiano, Dado Cavalcante, que já passou por Náutico e Santa Cruz, é o comandante do Tricolor de Aço. Pelo lado alagoano, Roberto Fernandes, que também treinou o Timbu e a Cobra Coral, é o treinador do Galo de Campina. O confronto entre Bahia x CRB, aliás, será às 16h deste sábado e terá transmissão da TV Jornal para Pernambuco. O embate acontece no estádio de Pituaçu, em Salvador. Como é jogo único, qualquer empate vai para pênaltis, enquanto o vencedor do tempo normal estará classificado.

Em entrevista ao Jornal do Commercio, Dado Cavalcante e Roberto Fernandes comentaram sobre o duelo entre Bahia x CRB, onde destacaram os méritos dos dois clubes em chegarem até esta fase. Além disso, afirmaram que são amigos de anos atrás e se respeitam bastante, tendo já trocado várias conversas no mundo do futebol e, claro, também se enfrentado em outras ocasiões. Para ouvir a fala dos técnicos e o debate sobre o assunto, ouça o programa Blog do Torcedor no Ar.

LEIA MAIS

Roberto Fernandes e Dado Cavalcanti falam no Blog do Torcedor no Ar sobre jogo de sábado pela Copa do Nordeste

Anderson: uma boa contratação para Sport ou Náutico

“Maior evento democrático da história do Santa Cruz”, diz presidente do CD sobre votação da reforma do estatuto

BAHIA

Começando pelo lado do Bahia, a equipe de Dado Cavalcante disputou oito jogos na primeira fase da Copa do Nordeste, tendo conseguido quatro vitórias, um empate e três derrotas. Conseguiu a classificação em segundo do grupo A, conquistando 13 pontos, três a menos que o líder Ceará. Apesar de ser um time que oscilou em alguns momentos da fase de grupos, o Bahia cumpriu sua obrigação e avançou ao mata-mata. Para Dado Cavalcante, o confronto contra o CRB será equilibrado e um grande jogo, uma vez que a equipe alagoana já demonstrou qualidade e faz um bom Nordestão até aqui.

"É um confronto cercado de expectativas. A principal é que não podemos esquecer que é um jogo entre duas equipes que chegaram com êxito e autoridade a esta fase do campeonato. O CRB chegou a liderar a primeira fase e o Bahia também em alguns momentos (mas não terminaram em primeiro). É um confronto de duas equipes com jogadores experientes, que já mostraram força no campeonato. Então é equilíbrio, não tenho dúvidas de que será um grande jogo, até porque vale vaga na semifinal e traz um pouco mais de ansiedade e dramaticidade de jogos eliminatórios", explicou.

"Em relação ao confronto de pernambucanos, no caso entre eu e Roberto, ele é meu amigo e parceiro. Já nos enfrentamos em outros momentos, já tivemos outras disputas. Já conversamos sobre jogo e discutimos muito futebol. É um cara que tenho um respeito grande e admiração pelo trabalho. Acho bacana essa condição de dois pernambucanos, até porque o Estado não tem nenhum clube representando a competição. Acho bacana dois profissionais levando a bandeira em qualquer lugar. É uma pena esse confronto não ser na final, porque aí seria mais legal. Mas tudo bem, que vença o melhor. E que o melhor seja o Bahia, que a gente tenha mais competência e eficiência", finalizou.

Após a demissão de Mano Menezes, Dado Cavalcante assumiu o Bahia na Série A. A missão prioritária era livrar o time da queda, algo que o treinador conseguiu na 37ª rodada. Além disso, o treinador também colocou o Tricolor de Aço na Copa Sul-Americana, tendo ultrapassado o Sport na última rodada. Na atual temporada, botou o Bahia na terceira fase da Copa do Brasil e busca uma vaga na semifinal do Nordestão.

CRB

Pelo lado do CRB, a equipe de Roberto Fernandes disputou os mesmos oito jogos na primeira fase da Copa do Nordeste, tendo conquistado três vitórias, um empate e quatro derrotas. Poderia ter ficado na frente do Bahia se tivesse vencido o último jogo da fase de grupos, diante do Altos-PI, mas ficou no 1x1. Terminou com os mesmos 13 pontos do Tricolor de Aço, mas ficou atrás por conta do número de vitórias. Assim como Dado, Roberto Fernandes projetou um duelo equilibrado e está com expectativa de grande jogo, além de ter pedido que o torcedor pernambucano prestigie o embate entre dois técnicos da terra.

"O Dado é um amigo querido e um treinador bastante competente. Já nos enfrentamos em pelo menos três ou quatro oportunidades, com vitória do Dado e minha. O importante é a valorização do treinador pernambucano. Pernambuco está muito bem servido de treinadores, mas na Copa do Nordeste está representados apenas pelos técnicos e não pelos clubes. É um jogo com característica decisiva, com a vantagem do mando de campo para o Bahia", afirmou o comandante do CRB.

"O CRB tinha totais condições de ter o mando de campo, mas perdemos pela falta de atenção que tivemos no último jogo. CRB só dependia dele e acabou vacilando. Mas tínhamos uma decisão pela Copa do Brasil, na terça-feira, e optamos em jogar com um time mesclado (contra o Altos). Tem momentos que você tem que ter prioridade. Vai ser um grande jogo. Espero que o torcedor pernambucano possa acompanhar e prestigiar dois profissionais filhos da terra num jogo que será decidido nos detalhes, como toda decisão", finalizou Roberto Fernandes.

Roberto Fernandes assumiu o CRB com a missão de afastar o time da zona de rebaixamento na Série B do ano passado. Conseguiu a permanência de forma tranquila e até chegou a flertar minimamente com o acesso, mas não deu. Permaneceu para a temporada 2021, está classificado para a terceira fase da Copa do Brasil e busca uma vaga na semifinal da Copa do Nordeste.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor