Blog do Torcedor - Tudo sobre o futebol em Pernambuco, do Nordeste, Brasil e do mundo
Torcedor

As notícias de Náutico, Santa Cruz e Sport, além do futebol nacional e internacional. Com análise, interatividade e opinião

Na estreia de Umberto Louzer, Sport vence Retrô e fica perto de vaga nas semifinais

Blog do Torcedor
Blog do Torcedor
Publicado em 24/04/2021 às 19:53
Gol de Neilton garantiu a vitória do Sport sobre o Retrô, pela 8ª rodada do Pernambucano. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Gol de Neilton garantiu a vitória do Sport sobre o Retrô, pela 8ª rodada do Pernambucano. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Por Marcelo Aprígio

Na estreia de Umberto Louzer no comando técnico do Sport, o Leão venceu o Retrô por 1x0 neste sábado (24), na Arena de Pernambuco, pela oitava rodada do Campeonato Pernambucano. Após um primeiro tempo marcado por poucos acertos, Neilton marcou para o Leão na etapa complementar da partida, que contou com transmissão da Rádio Jornal.

Com a vitória, o time da Ilha do Retiro chega à vice-liderança do Estadual, com 17 pontos e fica mais próximo das semifinais do torneio. Para carimbar ainda nesta rodada o passaporte direto para penúltima fase do campeonato, o Leão precisa torcer contra Santa Cruz e Salgueiro, que têm 9 e 10 pontos, respectivamente, e duas partidas a menos cada.

A Cobra Coral enfrenta o lanterna Sete de Setembro, neste domingo (25). Já o Carcará recebe o Vitória. Se tricolores perderem ou até mesmo empatarem e o Salgueiro perder, o Sport vai fazer companhia ao líder Náutico na “folga” durante a rodada de quartas de final.

O JOGO

A partida começou equilibrada com mais erros que acertos para ambos lados. Apesar disso, não faltou emoção no primeiro tempo do confronto. Aos dois minutos, Mikael recebeu na ponta esquerda, deu passe para Gustavo na faixa central, que, de fora da área, arriscou, mas não pegou bem. Assim, a bola foi fraca na mão de Rodrigo Carvalho, goleiro do Retrô.

Com um contra-ataque lento, o Sport, quando o relógio marcava os quatro minutos, tentou duas vezes chegar à área adversária com passes longos. A primeira foi cortada pela defesa da Fênix. A segunda foi com passe muito forte de Betinho, que se perdeu pela linha lateral.

Para ilustrar os grandes erros da partida, o goleiro rubro-negro foi acionado na saída de bola, tentou passe para Sander, mas, mesmo sem ser pressionado, errou tudo e mandou pela linha lateral, bem longe do companheiro.

A primeira grande chance do jogo só veio aos 25, quando Mayco Félix recebeu no ataque e se virou muito bem contra dois marcadores. Ele viu a passagem de Janderson e levantou com categoria. O jogador do Retrô cabeceou, Maílson tocou na bola, que ainda pegou na trave. Após isso, aos 26, o jogo foi paralisado por três minutos para hidratação dos atletas a pedido do Sport.

Quando já passava dos 35, o Leão esboçou reação numa bela jogada ofensiva, que começou com passe de letra de Gustavo e acabou na cabeçada de Toró. A bola quicou no chão e passou por cima do gol, assustando o arqueiro da Fênix. O Retrô, porém, não desistiu de furar a rede de Mailson. Aos 43 minutos, em um cruzamento direto no primeiro pau, Mayco Félix desviou, mas foi prensado por Marcão. A bola tomou direção perigosa e foi na rede pelo lado de fora.

Na reta final, o Sport voltou a deixar o Retrô assustado. Aos 47, Sander disputou bola duas vezes no campo de ataque e levou vantagem. Ele acionou Neílton, que chutou de fora da área, mas mandou por cima. Dois minutos depois, novo grande erro da partida. Após saída errada de Toró, Janderson recuperou bola para a equipe de Camaragibe no lado esquerdo e fez belo lançamento para Kauê. O meia dominou bem dentro da área, a bola ficou boa para a batida, mas, frente a frente com Maílson, ele chutou muito fraco e a bola passou ao lado do gol.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, ambas as equipes tiveram alterações na formação. No lado rubro-negro, a nova composição surtiu efeito, com Junior Tavares no meio de campo no lugar de Betinho. Aos oito da etapa complementar, Neilton recebeu de fora da área, chutou e contou com a sorte. A bola desviou em Del'Amore e furou a rede de Rodrigo Carvalho. Com o gol, o atacante desencantou. Ele não marcava desde 19 de dezembro, quando deixou sua marca pelo Coritiba contra o Botafogo, em jogo pela última Série A.

Depois disso, o Leão da Praça da Bandeira dominou o jogo pressionando o lado direito da Fênix, que ficou encolhido em seu setor defensivo, arriscando pouquíssimos contra-ataques. O Retrô até chegou a crescer no fim da segunda etapa, mas não encontrou o gol e perde o jogo na Arena. Esta foi a quarta derrota do time de Camaragibe em cinco jogos. Desta forma, a classificação às quartas de final, que parecia encaminhada, agora está sob grande risco.

FICHA DO JOGO

Retrô 0

Rodrigo; Neílson (Mathaus), Baumer, Del'Amore, Romarinho e Negueba; Jaildo (Ruan), Gelson (Fabiano), Kauê e Janderson (Gugu) e Mayco Félix (Erikys). Técnico: Nilson Corrêa.

Cartão amarelo: Romarinho e Gugu

Sport 1

Mailson; Patric, Iago Maidana, Adryelson e Sander; Marcão, Betinho (Junior Tavares) e Gustavo (Maxwell); Neilton (Paulinho) , Toró (Ewerthon) e Mikael (Dalberto). Técnico: Umberto Louzer

Gol: Neilton (8' do 2ºT)

Cartão amarelo: Dalberto

Local: Arena de Pernambuco, São Lourenço da Mata

Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa-SC)

Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA-SC) e Bruno Boschilia (Fifa-PR).

VEJA MAIS CONTEÚDO SOBRE O SPORT

Últimas notícias