Escolhido para Náutico x Santa Cruz, árbitro Rafael Traci revela que nunca apitou clássico em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Davi Saboya

Publicado em 07/05/2021 às 19:47
X

Aos 39 anos, o árbitro paranaense Rafael Traci terá a primeira experiência em um clássico pernambucano neste domingo. É o que o próprio revelou nesta sexta-feira em entrevista à Rádio Jornal. Depois de muita confusão sobre a definição da arbitragem da semifinal entre Náutico e Santa Cruz, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) escolheu o juiz do quadro da Fifa para a decisão estadual. Nessa quinta-feira, Tiago Nascimento tinha sido o escolhido, no entanto, a negativa sobre o uso do VAR, a entidade local mudou o árbitro.

A alteração aconteceu após o vice-presidente alvirrubro Diógenes Braga declarar que a insatisfação com a escolha do árbitro pernambucano. O dirigente classificou Tiago Nascimento como "autoritário e que abusa dos cartões".

"É um prazer receber esta missão. Agradeço demais a confiança da CBF. Nunca tinha feito um clássico pernambucano. É uma satisfação poder participar deste momento. Junto com a minha equipe. Espero fazer uma grande partida", afirmou Rafael Traci.

LEIA MAIS

> FPF divulga nova arbitragem para Náutico x Santa Cruz pelo Pernambucano

> Problemas técnicos tiram VAR da semifinal e jogo entre Náutico x Santa Cruz terá árbitro Fifa

> Santa Cruz com novo patrocinador para clássico de domingo

> Náutico: Vinicius não vê problema em jogar na Arena de Pernambuco e projeta ‘grande jogo’ na semifinal

Questionado sobre a metodologia adotada para apitar um clássico decisivo, o árbitro do quadro da Fifa garantiu que manterá a mesma postura. Ele destacou que gosta de manter o "controle disciplinar" da partida.

"Futebol é tudo igual. Sabemos que um clássico existe uma maior rivalidade. Mesmo do outro lado do Brasil, acompanho o futebol de todas os locais. Sei da responsabilidade e estou preparado para o jogo. Cresci na carreira por ter um controle disciplinar do jogo", disse Traci.

"Se as equipes quiserem jogar futebol, será melhor para todo mundo. É o que buscamos em toda partida. Espero que as equipes tenham esse pensamento, que todos confiem nas nossas decisões e saiam satisfeitos da partida", completou Rafael.

O paranaense admitiu que o jogo com o auxílio do árbitro de vídeo minimiza os erros em campo. Porém, frisou que a responsabilidade continua a mesma. "Não é questão de apitar com ou sem VAR. É preciso apitar normalmente. Com o auxílio, caso exista alguma decisão, podemos usar a ferramenta para corrigir, pois ninguém quer prejudicar uma equipe. Desse jeito, também prejudicamos as nossas carreiras. Independente, é uma grande responsabilidade", comentou Rafael Traci.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor