Uefa transfere final da Liga dos Campeões de Istambul para Porto

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcos Leandro

Publicado em 13/05/2021 às 18:47
X

AFP

A Uefa oficializou nesta quinta-feira (13) que a cidade do Porto será a sede da final da Liga do Campeões entre os clubes ingleses Chelsea e Manchester City em 29 de maio, em substituição a Istambul, que enfrenta uma grave situação pela pandemia. Em um comunicado, a entidade europeia informa que 6.000 ingressos serão disponibilizados para cada clube, para a venda a seus torcedores. O número de espectadores autorizados no estádio do Dragão (capacidade total em uma época normal de 50.000 pessoas) será anunciado em breve.

"Os torcedores tiveram que sofrer durante mais de 12 meses sem a possibilidade de assistir suas equipes no estádio. Privá-los da oportunidade de viver a final ao vivo não era uma opção e estou feliz por constatar que alcançamos um compromisso", afirmou o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.

A final estava programada para o estádio Atatürk de Istambul, mas as restrições de viagens entre Turquia e Reino Unido pela pandemia de covid-19 motivaram a mudança. "Espero estar em Istambul para uma final da Liga dos Campeões e para muitos outros eventos em um futuro próximo", afirmou Ceferin.

O comunicado não especifica se há um acordo para conceder a Istambul a sede de uma próxima final da Liga dos Campeões. A de 2022 já foi atribuída a São Petersburgo, na Rússia.

LEIA MAIS

> Portugal vai testar volta de público aos estádios

> A um mês do início, Copa América sente efeitos da covid-19 e crise social na Colômbia

> Técnico Xavi renova com Al-Sadd e retorno ao Barça fica mais distante

Pelo segundo ano consecutivo, Istambul fica sem a final da Champions e a decisão do torneio segue para Portugal. Em 2020, Lisboa recebeu o 'Final 8' (quartas de final, semifinais e final) em agosto, formato adotado para concluir a Liga dos Campeões.

"Tive o prazer de ir a Istambul, mas desde meu tempo como jogador no Barcelona nunca tive a oportunidade de voltar, nem mesmo na Liga dos Campeões", disse o técnico do Manchester City, Josep Guardiola, em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

Guardiola disse lamentar especialmente por um de seus jogadores, Ilkay Gündogan, alemão de origem turca.

"Queria ir para lá pelo Ilkay Gündogan. A Uefa decidiu ir para Portugal, mas também não há problema com isso", afirmou.

Em um primeiro momento foi mencionada a possibilidade de levar a final de 2021 para o Reino Unido, pois os clubes são ingleses e o país vai reabrir parcialmente as arquibancadas para os torcedores nas duas últimas rodadas da Premier League este mês. A opção do Porto também repercutiu com força nos últimos dias, o que fez a decisão anunciada nesta quinta-feira não ser uma surpresa.

Ensaio para a Eurocopa

Em Portugal, as partidas da última rodada do campeonato nacional, prevista para 19 de maio, poderão receber um número limitado de espectadores para testar o efeito do retorno do público aos estádios, anunciaram os organizadores da competição.

Para comparecer a esses jogos, os espectadores terão que apresentar o resultado negativo de um teste para covid-19. A Uefa não especificou no momento as condições de acesso do público à final no Porto.

O moderno estádio do Porto vai receber a sua primeira final da principal competição continental de clubes. Em 2019 já foi palco da primeira final da Liga das Nações, torneio de seleções que Portugal venceu.  Apesar do Porto ter conquistado a Liga dos Campeões duas vezes (1987 e 2004), a sua cidade nunca foi palco da final.

O duelo Chelsea-Manchester City na capital portuguesa, com a presença do público nas arquibancadas, deverá servir de aperitivo para o que a Uefa está prepando para a Eurocopa (11 de junho a 11 de julho), com uma competição em onze cidades de diferentes pontos do continente, todos com a garantia de ter uma certa percentagem de espectadores em suas arquibancadas.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor