Mãe de Gil do Vigor desabafa e cobra justiça: "Estou indignada"

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcos Leandro

Publicado em 15/05/2021 às 21:04
X

Mãe do ex-participante do BBB Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, Jacira Santanna saiu em defesa do filho, que sofreu duras críticas do conselheiro do Sport, Flávio Koury, em áudios vazados e publicados em primeira mão na última sexta-feira (14) pelo Blog de Jamildo, do jornalista Jamildo Melo, do portal NE10, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

LEIA MAIS

> Ex-presidente do Brasil, Lula sai em defesa de Gil do Vigor e afirma que opinião do conselheiro do Sport “não condiz com a tradição” do clube

> Conselheiro do Sport diz que áudios falando sobre Gil do Vigor foram tirados de contexto

> Sport: Romero Albuquerque rebate Koury e nega que áudios sobre Gil do Vigor tenham sido tirados de contexto

"Queria primeiro agradecer a todos os apoiadores do meu filho. Estou indignada pelas palavras grosseiras de homofobia contra meu filho. Meu filho é um homem de bem, estudioso. É um homem que poucos por aí tem. Um homem que se diz que é de direito. Defenda o ser humano! E vai com palavras maldosas para cima do meu filho. Um menino de bem, que nunca fez mal para ninguém. É dor que eu sinto, vendo meu filho sendo maltratado pelo senhor que se diz advogado", falou Jacira em vídeo publicado na rede social Instagram.

E ela foi além, pedindo justiça para o caso. "Eu acredito na justiça, que tem pessoas de bem. Que realmente estudaram e se formaram para defender e para punir os errados. Quero justiça, para não acontecer com outras pessoas o que está acontecendo com meu filho", desabafou a mãe de Gil do Vigor.

O caso tomou proporções nacionais, com repercussão também, claro, no próprio Sport. O clube soltou uma nota de apoio a Gilberto. "O Sport Club do Recife é de todos. Gil do Vigor é e será sempre um legítimo representante das cores do Sport", escreveu. O clube também garantiu, na publicação, que está tomando todas as providências para que "qualquer ato de preconceito seja devidamente penalizado".

Já o presidente do Conselho Deliberativo do Leão, Pedro Lacerda, frisou que os áudios de Flávio Koury não foram enviados em um grupo oficial do Conselho, uma vez que este é bloqueado para o envio de mensagens e apenas a diretoria publica conteúdos como pautas e convocações de reuniões. Pedro acrescentou também que, caso uma representação seja feita, a presidência do Conselho Deliberativo analisará e procederá conforme o estatuto e regimento interno do Sport. O deputado Romero Albuquerque, que enviou os áudios para a imprensa, já pediu a exclusão de Koury do Conselho do Sport.

SOLIDARIEDADE

A OAB Pernambuco, através de nota, se solidarizou com os atingidos pelo episódio e informou que irá apurar a conduta do advogado Flávio Koury. "A OAB Pernambuco defende os princípios da pluralidade, da liberdade e, acima de tudo, do respeito como pilares na construção de uma sociedade justa e fraterna. Qualquer comportamento ou atitude que levantem a discriminação, de qualquer natureza, devem ser combatidos e repudiados. A manifestação do conselheiro do Sport Club do Recife em relação a Gil do Vigor é, lamentavelmente, mais um capítulo da cultura de violência contra a comunidade LGBTI+. É, ainda, prova da necessidade de perseverar no enfrentamento a toda forma de preconceito. A OAB-PE se solidariza com os atingidos pelo episódio e informa que irá apurar a conduta do advogado inscrito em seus quadros", diz a nota.

Procurado pelo JC, Flávio Koury disse que o material "foi tirado de contexto" e que o deputado Romero Albuquerque (PP) "fez uma montagem" e enviou apenas partes da conversa à imprensa, o que foi rebatido por Romero. Um áudio de outro conselheiro do Sport, dando apoio a Koury, também foi vazado neste sábado (15).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor