Blog do Torcedor - Tudo sobre o futebol em Pernambuco, do Nordeste, Brasil e do mundo
Torcedor

As notícias de Náutico, Santa Cruz e Sport, além do futebol nacional e internacional. Com análise, interatividade e opinião

Adversários do Sport na Série A: os outros três representantes do Nordeste

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 28/05/2021 às 17:19
Bahia foi campeão da Copa do Nordeste de 2020. Foto: Bahia/ Divulgação
Bahia foi campeão da Copa do Nordeste de 2020. Foto: Bahia/ Divulgação
Leitura:

O Sport irá enfrentar outros três rivais regionais na Série A do Campeonato Brasileiro. Ceará, Fortaleza e Bahia também irão entrar em busca da permanência na elite do futebol nacional. Apesar do fracasso no começo deste ano, o Vozão investiu alto na formação do elenco e quer alçar voos maiores, como na temporada passada, de novo, sob o comando do técnico Guto Ferreira (ex-Sport).

Os principais nomes do time titular do Ceará são o volante Charles (ex-Sport), o meia Vina (ex-Náutico) e os atacantes Mendoza (ex-Corinthians) e Jael (ex-Sport). No elenco, ainda tem o centroavante Felipe Vizeu, prata da casa do Flamengo e com passagens pela seleção brasileira de base.

LEIA MAIS

> Em apresentação no Sport, André brinca e manda recado para Diego Souza

> Moccelin elogia Louzer e trata com naturalidade disputa no ataque do Sport

> André espera brilhar no Sport ao lado de Thiago Neves na disputa da Série A

> Maidana e Everaldo desfalcam Sport no início do Brasileirão

Já o rival do Vozão, o Fortaleza, começou a temporada faturando o título estadual. Pouco antes, precisou trocar de técnico e apostou no argentino Juan Pablo Vojvoda. Na equipe principal, conta com zagueiro Titi (ex-Náutico) e no pelotão de frente a experiência do atacante Wellington Paulista.

Enquanto o Bahia, faturou o título da Copa do Nordeste. Mesmo com mais um troféu para a galeria, o Tricolor de Aço tem oscilado bastante na temporada com o treinador pernambucano Dado Cavalcanti. No Estadual, disputou com o time sub-23 e parou nas semifinais. O time baiano está vivo na terceira fase da Copa do Brasil.

Os principais destaques entre os titulares são o meia Rodriguinho e o atacante Gilberto. Rodriguinho é aquele mesmo que brilhou nacionalmente pelo Corinthians. E, Gilberto, é um velho conhecido da torcida pernambucana. Ele também defendeu o Sport, mas foi com o Santa Cruz que despontou no mundo do futebol ao marcar um gol épico na final do Pernambucano de 2011.

RAIO-X

Ceará Sporting Club

Fundação: 2 de junho de 1914

Principais títulos: 45 vezes campeão do Campeonato Cearense e duas conquistas da Copa do Nordeste (2015 e 2020).

Time-base: Richard, Gabriel Dias, Jordan, Messias e Bruno Pacheco; Oliveira, Charles, Lima e Vina; Mendoza e Jael.

Técnico: Guto Ferreira

Destaques: Charles, Vina e Mendoza.

Desempenho em 2021: vice-campeão da Copa do Nordeste e do Cearense, eliminado na primeira fase da Sul-Americana e vivo na terceira fase da Copa do Brasil.

Fortaleza Esporte Clube

Fundação: 18 de outubro de 1918

Principais títulos: 44 vezes campeão do Campeonato Cearense, um troféu da Copa do Nordeste (2019) e uma conquista da Série B do Campeonato Brasileiro (2018).

Time-base: Felipe Alves; Tinga, Benevenuto, Titi e Carlinhos; Éderson, Felipe e Matheus Vargas; Robson, David e Wellington Paulista.

Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Destaques: David e Wellington Paulista.

Desempenho em 2021: campeão cearense, semifinalista da Copa do Nordeste e vivo na terceira fase da Copa do Brasil.

Esporte Clube Bahia

Fundação: 1 de janeiro de 1931

Principais títulos: 49 vezes campeão do Campeonato Baiano, faturou em duas oportunidades (1959 e 1988) o Campeonato Brasileiro e é tetracampeão da Copa do Nordeste (2001, 2002, 2017 e 2021).

Time-base: Matheus Claus; Nino Paraíba, Conti, Juninho e Matheus Bahia; Jonas, Daniel e Thaciano; Rodriguinho, Rossi e Gilberto.

Técnico: Dado Cavalcanti.

Destaques: Rodriguinho e Gilberto.

Desempenho em 2021: campeão da Copa do Nordeste, eliminado nas semifinais do Baiano, e caiu fora da Sul-Americana na primeira fase.

VEJA MAIS CONTEÚDO SOBRE O SPORT

Últimas notícias