Governo de Pernambuco veta partidas da Copa América no estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 31/05/2021 às 13:52
X

O Governo de Pernambuco vetou que partidas da Copa América acontecessem no estado. Em nota oficial, o Governo destaca que o atual cenário da pandemia do coronavírus não permite a realização de um evento deste tamanho em Pernambuco. O Estado vinha sendo apontado como uma das possíveis sedes do torneio, tendo a Arena de Pernambuco como o palco para receber os jogos da competição. No entanto, em virtude dos números alarmantes da covid-19 no Estado, isso não será possível.

Mesmo sem solicitação formal para que Pernambuco seja uma das sedes da competição, o Estado já se adiantou e informou o posicionamento baseado no atual cenário epidemiológico da covid-19, não apenas em Pernambuco, mas no Brasil e em diversos países participantes do campeonato, segundo o governo estadual.

"O Governo de Pernambuco monitora, de forma permanente, por meio do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, os indicadores da doença no Estado. Nas últimas semanas, foi identificada uma nova aceleração dos casos, que motivou novas medidas restritivas no Agreste e na Região Metropolitana. Apesar de ainda não ter sido procurado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Governo do Estado reforça que o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco", diz a nota oficial do Governo de Pernambuco.

Na noite desta segunda-feira, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que receber delegações estrangeiras seria um risco desnecessário. "É preciso compreender que a América do Sul vive um momento epidemiológico complicado, tanto é que não foi possível realizar o campeonato na Argentina e na Colômbia. E, nesse sentido, receber delegações estrangeiras seria um risco desnecessário, sem contar com a possibilidade de um evento desse porte que pode suscitar a aglomeração de pessoas", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo. O gestor lembra, ainda, que a Copa América reúne 10 países, com jogadores que atuam em diversas localidades.

Quem também se posicionou foi o deputado federal Felipe Carreras (PSB), que é presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. Por meio de sua conta oficial no Twitter, ele questionou a realização da Copa América no Brasil. "Vejo com muita preocupação a falta de um posicionamento oficial do Governo Federal e da CBF", explicou.

"Corremos o risco de uma 3ª onda do coronavírus e precisamos saber quais serão os protocolos de saúde para a realização da Copa América no Brasil. Como Presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados e como representante do povo brasileiro, queremos um posicionamento das entidades brasileiras responsáveis. Há muitas perguntas a serem respondidas e precisamos das respostas com urgência", completou.

Após a Conmebol confirmar que o Brasil seria o país-sede da Copa América 2021, que terá transmissão do SBT/TV Jornal, Pernambuco foi apontado como um dos possíveis destinos para receber os jogos. Segundo informou o repórter Martín Fernandez, do GloboEsporte.Com, a ideia inicial seria colocar os confrontos da competição em quatro estádios: Arena de Pernambuco, Arena da Amazônia (Manaus), Mané Garrincha (Brasília) e Arena das Dunas (Natal), com a possibilidade da final ser disputada no Maracanã.

Em entrevista ao JC, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, até admitiu a possibilidade da Arena de Pernambuco ser uma das sedes do torneio, mas isso não será possível por conta da pandemia do coronavírus. Vale lembrar, inclusive, que a Arena iria receber Brasil x Bolívia, confronto válido pelas Eliminatórias e que estava marcado para março de 2020, mas o jogo foi retirado do estádio por conta da pandemia do coronavírus. Em 2021, a CBF transferiu Brasil x Argentina, também pelas Eliminatórias, para a Arena, mas o jogo foi adiado em virtudes dos altos números de covid-19.

Colômbia desiste de realizar a Copa América

A Colômbia abriu mão de realizar a Copa América 2021 por conta dos protestos contra o governo local. Já a Argentina não quis sediar o torneio por conta do aumento de casos de covid-19 no país. Com relação ao calendário da competição, a ideia é começar no dia 11 de junho e terminar no dia 10 de julho, seguindo as datas já definidas. A Copa América seria aconteceria em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia do novo coronavírus.

Pandemia em Pernambuco e vacinação

Pernambuco vive o pior momento da pandemia do novo coronavírus, com taxa de ocupação dos leitos de UTI acima dos 90% há mais de três meses. Em boletim divulgado nesta segunda-feira, o estado confirmou mais 1087 casos e 55 novos óbitos. No total, Pernambuco tem mais de 482 mil caso e mais de 15 mil mortes.

Sobre a vacinação, o Brasil vacinou mais de 22 milhões de pessoas com a segunda dose, de acordo com dados divulgados pelo Consórcio de Veículos de Imprensa divulgados nesse domingo. Essas doses, aliás, representam 10,42% da população. Ainda de acordo com os dados do Consórcio, Pernambuco registrava, nesse domingo, 9,54% de sua população vacinada com as duas doses.

O epidemiologista da SES-PE, George Dimech, também ressalta que a população ainda não atingiu os níveis ideais de vacinação. "É preciso lembrar que temos muito a avançar nas ações de imunização. O momento em que ocorre a Copa América, que tem início em junho, é um período de sazonalidade favorável para a introdução e maior circulação dos vírus respiratórios na nossa região. Ou seja, muito propício à propagação desses vírus, incluindo a Covid-19. Como os países participantes e seus jogadores vêm de cenários epidemiológicos com diferentes variantes não seria interessante dar chance a esse intercâmbio de agentes infecciosos", afirmou

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor