Retrô recebe o Murici-AL com o sonho de fazer história em sua primeira participação na Série D

Imagem do autor
Cadastrado por

LOURENÇO GADÊLHA

Publicado em 06/06/2021 às 9:12
X

Estreante na Série D do Campeonato Brasileiro, o Retrô inicia a caminhada na competição contra o Murici-AL, neste domingo (6), às 16h, na Arena de Pernambuco. Mais um dia memorável, portanto, na curta história do clube-empresa, que foi fundado em 2016, mas já notabilizou-se no cenário local por sua estrutura milionária e um projeto arrojado que deve ser desenvolvido a longo prazo. Além da Quarta Divisão, a Fênix de Camaragibe também estreou na Copa do Brasil nesta temporada, quando foi eliminado na segunda fase para o Corinthians. Agora, o time segue sonhando em fazer história em mais uma competição nacional, com o principal objetivo de conquistar o acesso para Série C.

Diferente de 2019, quando ficou em 3º no Pernambucano, o Retrô ficou apenas na 7ª colocação na atual temporada. Por isso, o time apostou numa virada de chave para a Série D depois de ter disputado o quadrangular do rebaixamento no Estadual. Responsável por garantir o clube na elite do futebol pernambucano, o técnico Luizinho Vieira teve o contrato renovado e será o comandante durante a trajetória na Quarta Divisão, onde o clube mandará seus jogos na Arena de Pernambuco.

Para a competição, o Retrô manteve a base do time que disputou o Campeonato Pernambucano, mas também apostou em novas peças para encorpar o elenco visando o nacional. Com isso, chegaram à Camaragibe um total de 10 reforços. Entre as contratações, destacam-se o zagueiro Ruan e o volante Ramires, que tiveram um bom desempenho no Vera Cruz nesta temporada, além do volante Escuro (ex-Afogados e Salgueiro), o meia Hériclis, que estava no Salgueiro, mas já passou pela própria Fênix e pelo Santa Cruz, e os atacantes Odilávio e Tiago Adan, que jogaram no Náutico em outros anos.

Além do time alagoano, o Retrô também vai enfrentar no grupo 4 o Asa, Atlético-BA, Bahia de Feira, Itabaiana, Juazeirense e o Sergipe. Todas as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada chave avançam para a segunda fase da competição.

HISTÓRICO

Após ser fundado em 2016, o Retrô foi vice-campeão da Série A2 em 2019, e subiu para jogar a elite do futebol estadual em 2020. Com a promessa de um grande investimento, montou um time competitivo para participar pela primeira vez da Série A1 do Pernambucano, onde fez história. Isso porque a Fênix ficou em terceiro colocado na primeira fase, à frente do Náutico, por exemplo. Na fase seguinte, acabou eliminado para o Afogados-PE. No entanto, a boa colocação foi suficiente para garantir um calendário mais cheio em 2021, com Copa do Brasil, Estadual e Série D.

Em 2021 o Retrô não conseguiu repetir o bom desempenho do ano passado no Pernambucano. O clube teve que jogar o quadrangular do rebaixamento, onde ficou na 7ª colocação. Ainda assim, fez história ao passar da 1ª fase na Copa do Brasil, em sua primeira participação, quando eliminou o Brusque-SC, time da Série B do Brasileiro. Porém, na fase seguinte, até fez um grande jogo, mas caiu diante do Corinthians nos pênaltis. Agora vai para a Série D visando reeditar o desempenho de estreia que teve em 2019 no Estadual e nesta temporada na Copa do Brasil.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor