Blog do Torcedor - Tudo sobre o futebol em Pernambuco, do Nordeste, Brasil e do mundo
Torcedor

As notícias de Náutico, Santa Cruz e Sport, além do futebol nacional e internacional. Com análise, interatividade e opinião

Comissão reabre prazo para renegociação de débitos de clubes

Blog do Torcedor
Blog do Torcedor
Publicado em 07/06/2021 às 10:36
Trio de Ferro não está no Profut. Fotos: JC Imagem
Trio de Ferro não está no Profut. Fotos: JC Imagem
Leitura:

POR AGÊNCIA CÂMARA NOTÍCIAS -  A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (1º), proposta que reabre até 31 de dezembro de 2021 o prazo para que clubes de futebol possam aderir ao Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut). Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Luiz Lima (PSL-RJ), ao Projeto de Lei 3420/20, do deputado Felipe Carreras (PSB-PE) e outros. O texto original estabelecia a data até 31 de dezembro de 2020, quando terminava o prazo do estado de calamidade pública devido à Covid-19.

O Profut, criado pela Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, renegociou débitos dos clubes de futebol com Receita Federal, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Banco Central e outros relativos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). À época (2015), a dívida estimada dos grandes clubes passava de R$ 5 bilhões. O Profut também instituiu regras de governança. Luiz Lima reconheceu a importância do projeto, uma vez que os espetáculos esportivos foram muito afetados pelas medidas de distanciamento social.

“Trata-se de dar oportunidade aos clubes para que se reorganizem diante da difícil conjuntura que enfrentam, que já era desafiadora antes mesmo da pandemia”, afirmou o relator. A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Com relação ao Trio de Ferro do Recife, Náutico, Santa Cruz e Sport ainda não fazem parte do Profut. Ou seja, esse prazo pode ajudá-los nesse processo.

LEIA MAIS

Saiba onde assistir ao vivo o jogo entre Vitória e Náutico

Próximo adversário do Sport, Fortaleza é o líder do Brasileirão; veja a classificação

Início do trabalho de Bolívar no Santa Cruz é marcado por jejum de vitórias e seca de gols

Últimas notícias