Conselho do Sport monta comissão nesta terça-feira para investigar denúncia de homofobia contra Gil do Vigor

Imagem do autor
Cadastrado por

Davi Saboya

Publicado em 07/06/2021 às 21:49
X

Em Assembleia Ordinária, nesta terça-feira, o Conselho Deliberativo do Sport definirá os cinco integrantes da Comissão de Ética. Ela será a responsável por investigar a denúncia de homofobia contra o ex-BBB e rubro-negro, Gil do Vigor, por parte do advogado e conselheiro Flávio Koury. O caso foi revelado pelo também conselheiro e deputado estadual, Romero Albuquerque, em áudios repassados para o Blog do Jamildo. Segundo o presidente do órgão, Pedro Lacerda, apenas o pedido de exclusão de Koury foi protocolado pelo deputado.

Após a formação, a Comissão de Ética terá 30 dias para emitir um parecer sobre o caso. E, posteriormente, o acusado poderá apresentar a defesa em um prazo de duas semanas. De acordo com o Regimento Interno do Conselho Deliberativo do Sport, três nomes serão indicados pelo presidente e os demais escolhidos em assembleia pelos membros do órgão.

LEIA MAIS

> Deliberativo do Sport recebe pedido de exclusão de conselheiro que cometeu ataques contra Gil do Vigor

> Ministério Público investiga Sport após comentários homofóbicos de conselheiros sobre Gil do Vigor

> Em nota e vídeo, conselheiro do Sport pede desculpas a Gil do Vigor pelos comentários homofóbicos

> Após ataques contra Gil do Vigor, Sport realiza homenagens a ex-BBB na final do Pernambucano

> Falas de conselheiro sobre Gil do Vigor revoltam torcida do Sport, que pede sua expulsão

"Independente do fato, o estatuto e o regimento interno, determinam que a Comissão da Ética, órgão independente, seja formada até a terceira sessão ordinária, que seria em julho. Mas, sensibilizado e consternado pela situação, decidi junto com a mesa diretora antecipar a formação. Foi a única decisão, dentro da legalidade, que pude tomar. Não poderia esperar mais tempo. Os nomes estão definidos, mas ainda não posso divulgar", afirmou Pedro Lacerda.

"Esse é um assunto muito delicado e preciso ter cuidado com o que falo. Todos os três nomes que irei nomear foram presidentes do clube e são juristas, pessoas renomadas. Os outros dois serão indicados pelos conselheiros. Temos que escolher nomes que possuem experiência na instituição e ética para tomar uma atitude. Desses dois, só um que não é jurista. Farei as indicações e irei aguardar as respostas do Conselho", completou.

O CASO

Áudios associados ao conselheiro do Sport Flávio Koury, onde ele dispara críticas carregadas de preconceito contra o ex-BBB Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, renderam uma enxurrada de pedidos da expulsão de Koury do quadro de conselheiros do clube. No Twitter, pouco depois que o Blog de Jamildo publicou o caso, a hashtag #ForaKoury e a frase "Gil merece respeito" rapidamente ficaram entre os assunto mais comentados na rede social.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor