REFORMA DO ESTATUTO

Remuneração, extensão de mandato e modernização: veja as mudanças propostas para o estatuto do Náutico

O Conselho Deliberativo do Náutico propôs reforma estatutária visando a profissionalização, digitalização e simplificação

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa, Túlio Feitosa

Publicado em 18/06/2021 às 15:18 | Atualizado em 18/06/2021 às 18:13
Notícia
X

Vindo de bons progressos internos, o Náutico pode passar por novas mudanças no final desse ano. Isso porque o Conselho Deliberativo (CD) do Timbu propôs uma nova mudança no estatuto do clube, prevendo mudanças na parte profissional, digital e na simplificação na própria estrutura do documento. A reportagem do Blog do Torcedor entrou em contato com Alexandre Carneiro, presidente do CD do Náutico, para falar sobre essa reforma estatutária.

“Nós tivemos alterações estatutárias em 2015 que trouxeram mudanças importantes em vários pontos que afetam a vida do clube. Mas a gente entendeu, e a pandemia também trouxe, a necessidade de adaptações. Então nós juntamos essas necessidades e criamos a comissão de reforma do estatuto. Ela teve seus estudos, debateu, viu exemplos de outros clubes. E aquele todo pensou num modelo ideal para o Náutico”, disse Alexandre.

As principais mudanças discutidas na comissão, para a parte profissional, passam pela remuneração do presidente do executivo, além do aumento no mandato do biênio para três anos. Também em pauta, a redução do mandato do Conselho Deliberativo, que atualmente dura quatro anos, se igualará ao do executivo, também durando três.

O estatuto também traz modernizações referentes ao período atual, em época de pandemia. A digitalização, que é uma das linhas exploradas pela comissão estatutária do CD, traz o uso de votações e assembleias online como artifício democrático. Quanto à simplificação do próprio documento desse estatuto, se trata de não pôr entrelinhas em seus tópicos.

“A ‘Simplificação’ é um estatuto mais claro, numa linguagem mais direta e com procedimentos internos mais objetivos. Que não deixe brechas e dúvidas que podem trazer conflitos”, explicou o presidente do Conselho Deliberativo.

A comissão estatutária, junto com o CD do Náutico, devem discutir os pontos do novo estatuto ainda em breve. Segundo Alexandre, o Conselho quer levar o debate, também, para os sócios e torcedores do clube alvirrubro.

“É uma mudança importante. Então a gente quer ouvir não só os conselheiros, mas os sócios, a torcida, que tenha uma ampla participação de todos, para que seja colocada em votação no mesmo dia da eleição para o executivo no mês de dezembro”, ressaltou.

Caso aprovado, o estatuto não entraria em vigor por completo, logo de imediato. Pontos referentes a mandatos e eleição só seriam válidos para 2024, quando o biênio do presidente eleito em dezembro deste ano chegar ao fim. Os pontos de modernização e simplificação do estatuto valeriam de forma mais imediata.

Confira a proposta do novo estatuto

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor