EUROCOPA

Nos pênaltis, Espanha bate Suíça e vai à semifinal da Eurocopa

A Espanha vai enfrentar na luta por vaga na final da Eurocopa o vencedor de Bélgica x Itália, que se enfrentam ainda nesta sexta-feira, em Munique (Alemanha)

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 02/07/2021 às 17:45
Notícia
X

A Espanha passou à semifinal da Eurocopa ao vencer nos pênaltis a Suíça nesta sexta-feira, em São Petersburgo (Rússia), após empate por 1 a 1 no tempo normal, placar que permaneceu na prorrogação. Durante os 90 minutos regulamentares, os espanhóis abriram o marcador com um gol contra do volante Zakaria (no minuto 8), mas o meia Shaqiri igualou tudo no segundo tempo (68) para os suíços.

Após a prorrogação sem alteração no placar, a primeira vaga da semifinal do torneio continental foi decidida na disputa de pênaltis, onde a equipe espanhola converteu três de cinco cobranças, enquanto a seleção suíça fez apenas um gol em quatro chutes. A Espanha vai enfrentar na luta por vaga na final da Eurocopa o vencedor de Bélgica x Itália, que se enfrentam ainda nesta sexta-feira, em Munique (Alemanha).

Ataque contra defesa 

A classificação espanhola para sua quinta semifinal de Eurocopa foi sofrida. E começou com um primeiro tempo de pouquíssimas emoções, movimentado apenas pelo gol contra de Zakaria. Após cobrança de escanteio de Ferrán Torres, Alba aproveitou o rebote da zaga suíça e emendou de fora da área de primeira. A bola desviou em Zakaria e enganou o goleiro Sommer.

Até o intervalo, os espanhóis tiveram mais a posse de bola, mas pouco criaram para alterar o placar, enquanto os adversários se fechavam na defesa. Já na segunda etapa, a suíça manteve a postura defensiva, mas se lançou um pouco mais à frente, investindo nos contra-ataques. E o empate acabou surgindo numa bobeada da zaga espanhola, onde Laporte e Pau Torres falharam ao afastar a bola, que sobra para Freuler tocar para Shaqiri emendar dentro da área para o fundo das redes.

Poucos minutos depois, o volante Freuler (77) foi expulso e a partir desse momento a partida se transformou em ataque contra defesa, com a Espanha tentando ampliar enquanto os adversários se fechavam mais, com destaque para a atuação de Sommer, que fez grandes defesas. Com a permanência do empate, o duelo foi para a prorrogação e nada mudou, com a equipe espanhola atacando e a Suíça se defendendo.

Já na disputa de pênaltis, os suíços não mostraram a mesma competência que tiveram ao eliminar a França nas oitavas. Depois do espanhol Busquets abrir as cobranças acertando a trave, a Suíça apenas converteu sua primeira batida, com o atacante Gavranovic. Schär e Akanji tiveram seus chutes defendidos pelo goleiro Unai Simón, enquanto Vargas isolou sobre o travessão. Do lado espanhol, cobraram com perfeição Olmo, Gerard Moreno e Oyarzabal, enquanto Rodri perdeu.

Agora os espanhóis vão em busca de uma vaga na decisão, sonhando repetir as conquistas de 1964, 2008 e 2012 na Eurocopa.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor