Público nos estádios brasileiros? Veja plano da CBF e o que diz a FPF
A CBF se prepara para dar primeiros passos na volta do público aos estádios
Há mais de um ano que o torcedor brasileiro não pode ir ao estádio ver o seu time jogar devido à pandemia da covid-19. Mas, se depender da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), isso pode mudar ainda em 2021. Segundo o portal UOL, a entidade trata o assunto como prioridade e planeja executar um plano para isso no segundo semestre deste ano.
O planejamento está sendo feito com especialistas médicos para determinar os critérios, levando em conta índices de infecção, mortalidade e também de pessoas imunizadas. A data de possível retorno seria no fim de agosto, nas quartas de final da Copa do Brasil. Em Pernambuco, porém, ainda não se sabe se há planejamento com esta finalidade. Procurado pela reportagem do Blog do Torcedor, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, disse que ainda não sabe nada sobre o assunto.
Recentemente, o país sediou a Copa América e na final entre Brasil x Argentina, houve público no estádio, assim como na Copa Libertadores da América. Em ambos os casos, CBF e Conmebol discordaram sobre o assunto e, para a entidade brasileira, a decisão foi precipitada.
Agora, a CBF prepara um planejamento que conta com um índice de normalidade, criado por especialistas, que possui três variáveis: incidência de infecção por 100 mil nos últimos 14 dias, índice de imunizados e índice de mortalidade por milhão de habitante. Seguindo esse índice, um jogo só será permitido se a cidade atingir um percentual acima de 50% do patamar. Quanto maior foi o índice, maior pode ser o público no estádio.
Com as variáveis, é feito um cálculo para saber se o município atende os parâmetros. Com um percentual acima de 50% no índice, poderia haver 10% de público. Com um percentual acima de 75%, poderia se ter 30% do público. Espera-se, por parte da CBF, que com esses critérios, seja possível conseguir a autorização pública nos Estados e municípios para viabilizar o retorno de público.