RÁDIO JORNAL

Memórias de Ouro do Escrete: Maciel Júnior conta sua trajetória no jornalismo esportivo

O ‘The Best’ do Escrete de Ouro da Rádio Jornal falou também sobre a relação com a Rádio e TV Jornal; Aroldo Costa e outros integrantes da equipe

Imagem do autor
Cadastrado por

Larissa Alves

Publicado em 28/08/2021 às 10:43 | Atualizado em 30/08/2021 às 14:30
Notícia
X

Comunicativo e brincalhão. Estas são algumas palavras que podem definir Maciel Júnior, o ‘The Best’ do Escrete de Ouro da Rádio Jornal. O comentarista, natural de Limoeiro, que sonhou um dia em ser cantor, viu seu caminho mudar para o jornalismo esportivo após um convite inusitado de um amigo. Da cidade natal partiu para o Recife e fez carreira. Hoje, é um dos principais comentaristas da TV e Rádio Jornal, participando de grandes coberturas como Copa do Nordeste (TV Jornal) e Copas do Mundo (Rádio Jornal).

Neste segundo episódio da série “Memórias de Ouro do Escrete”, que você pode conferir nas plataformas digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), em vídeo e podcast, você vai conhecer a história e trajetória de Maciel Júnior.

Maciel sempre soube que seguiria o meio artístico. A princípio, sonhava em ser cantor e até chegou a gravar um disco. “Eu participava de tudo na escola, sabe? Coral, banda... Tudo que me colocavam eu ia. Eu já cantava na escola e, inclusive, ganhei vários festivais cantando. Cheguei a gravar um disco, não para seguir carreira, mas como hobby mesmo”, conta. Ele lembra com carinho a primeira vez que entrou em um estúdio de rádio. “Eu fui pegar um prêmio que minha tia tinha recebido em um programa... Eu me lembro que quando entrei na rádio, eu me encantei com o estúdio. Eu tinha uns 13 ou 14 anos”, falou.

Foi após um convite para um teste na Difusora de Limoeiro, hoje Rádio Jornal Limoeiro, que virou a chave e descobriu que queria seguir carreira no jornalismo esportivo e, consequentemente, ganhar espaço como comentarista. “Eu estudava com um rapaz que trabalhava na rádio e a gente debatia muito futebol na sala de aula. Ele chegou para mim um dia e disse: ‘queres ir na rádio, não? A gente vai fazer a cobertura de um campeonato local, queres fazer um teste?’ Aí, eu fui lá, fiz o teste e passei. Foi a partir daquele dia que eu vi que tinha nascido para isso”, contou. Neste período, que durou cerca de três anos, trabalhou como plantão esportivo e também na reportagem. Assinava as matérias como Maciel José, até vir para o Recife e se “transformar” em Maciel Júnior. Foi batizado com o “novo nome” por Ednaldo Santos, em uma história que daria um filme. Para conferir como isso aconteceu, é só acompanhar a entrevista completa no vídeo abaixo:

Com o passar dos anos, Maciel Júnior foi ganhando espaço nos veículos do SJCC. Teve a oportunidade de fazer diversos programas na TV Jornal e também de participar de várias formações do Escrete de Ouro da Rádio Jornal. Ele lembrou de alguns momentos marcantes de sua trajetória. “Eu fazia reportagem aqui (na Rádio Jornal) e a TV fazia dois eventos juninos (Arraial da TV Jornal e o Pé de Serra). Eu lembro que a produção da TV me procurou para fazer um teste para apresentar um programa de forró. Eu fiz um teste rápido, tipo piloto, e me chamaram para fazer. Então, surgiu minha participação ali. Depois fui fazendo jogos também, até chegar o momento da TV fazer transmissões. Apresentei e comentei também dois programas: Bola Cruzada e Replay”, conta. “Eu vim para o Recife em 1991 e fiquei aqui até 1995. Fiz plantão, fui repórter e narrador. Só não comentei. Dois, fui para Caruaru em 95 e fiquei até 98. Felizmente, voltei para o Recife em 2002, já como comentarista, e estou até hoje”, explica. O comentarista lembrou ainda que, neste retorno, teve a oportunidade de reabrir a sede da Rádio Jornal Limoeiro. “É incrível o destino, né? Voltei como gerente em Limoeiro e comentarista aqui. A rádio que eu comecei, eu gerenciei… para mim foi uma realização, ter retomado a Limoeiro, retomado a minha cidade”, fala.

A sintonia entre a tranquilidade de Aroldo Costa e o agito de Maciel Júnior

Nesta passagem em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, as histórias de Maciel Júnior e Aroldo Costa se cruzaram. O comentarista contou que foi ele quem levou “O Maior Gol do Mundo” de Garanhuns para a “capital do forró”. “Um dia fui fazer um jogo lá (em Garanhuns) e ele estava abrindo a jornada. Ele trabalhou um tempo lá (Caruaru) e depois veio para cá (Recife). Ao ver aquele cara ali, novinho e com aquele potencial, senti que ele se transformaria no que é hoje. Pelo potencial de conteúdo, de voz, de talento para narrar neste ritmo - que não é fácil - e eu percebi isso tudo nele. Mas, Aroldo é completamente diferente de mim”, explica. “Na transmissão, a gente tá tão entrosado desde o rádio - nós já fizemos juntos em Caruaru e no Recife, e agora na TV - que eu já sei as deixas que ele me dá para falar. Ele sabe as coisas que eu gosto de falar, que eu quero…. Ele já levanta a bola para eu chutar. É um entrosamento muito grande, como dizem os opostos se atraem”, finaliza.

Acervo pessoal
Maciel Júnior e Aroldo Costa em narração da Copa do Nordeste - Acervo pessoal
Maciel Junior e Aroldo Costa comandam as transmissões da TV Jornal. Foto: Luise Marques/JC Imagem
Maciel Junior e Aroldo Costa comandam as transmissões da TV Jornal. Foto: Luise Marques/JC Imagem - Maciel Junior e Aroldo Costa comandam as transmissões da TV Jornal. Foto: Luise Marques/JC Imagem
Aroldo Costa e Maciel Junior (direita) também transmitem a Copa do Nordeste na TV Jornal. Foto: Marina Tigre/TV Jornal
Aroldo Costa e Maciel Junior (direita) também transmitem a Copa do Nordeste na TV Jornal. Foto: Marina Tigre/TV Jornal - Aroldo Costa e Maciel Junior (direita) também transmitem a Copa do Nordeste na TV Jornal. Foto: Marina Tigre/TV Jornal

Por fim, Maciel Júnior lembrou de figuras marcantes do Escrete de Ouro como Mané Queiroz, Luis Cavalcante e Adilson Couto. “Tem que falar de Mané (Queiroz). O Escrete de Ouro sem Mané, não é o Escrete de Ouro. Ele é uma das figuras principais que encontrei aqui na rádio. Ele era meu parceiro de brincadeiras, de tudo. Um dos caras mais engraçados que eu já trabalhei na minha vida”, conta. E falou também sobre as diversas formações que a equipe já teve. “Eu acho que a gente hoje é uma família. Como eu vou fazer 30 anos de rádio em Recife, eu já transitei por várias gerações do Escrete. Trabalhei com essa que teve Adilson Couto, Luis Cavalcante. Teve a geração com Ralph de Carvalho e Roberto Queiroz e tem a geração que tá chegando... Eu vejo João (Victor Amorim), Igor (Moura) e (Antônio) Gabriel como o futuro do Escrete, hoje eles são a realidade da equipe. Eu acho que esse é o legado que a gente vai deixar, como não foram eternos os grandes radialistas que se foram, eu não serei… sei que tenho que preparar o caminho para os novos”, finaliza.

>> Memórias de Ouro do Escrete: Aroldo Costa, a voz por trás do ‘Maior Gol do Mundo’

>> Aroldo Costa e Maciel Júnior repercutem vitória do Sport sobre o Santa Cruz

Acervo Pessoal
Comentarista Maciel Júnior da Rádio Jornal na cobertura da Copa do Mundo da Rússia - Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Maciel Júnior na Copa do Mundo da Rússia - Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Maciel Júnior na Copa do Mundo da Rússia - Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Maciel Júnior na Copa do Mundo da Rússia - Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Maciel Júnior na Copa do Mundo da Rússia - Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Maciel Júnior na Copa do Mundo da Rússia - Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Maciel Júnior na Copa do Mundo da Rússia - Acervo Pessoal

MEMÓRIAS DE OURO DO ESCRETE

A série “Memórias de Ouro do Escrete” contará a trajetória e histórias dos craques do Escrete de Ouro da Rádio Jornal. O primeiro episódio contou com a participação de Aroldo Costa, também conhecido como “O Maior Gol do Mundo”. Você pode conferir este episódio aqui e nas plataformas digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), em formato de vídeo e podcast. Em breve, outros integrantes serão entrevistados. Para não perder nenhum episódio, basta ficar de olho em nossas redes sociais. Youtube, Facebook, Twitter e Instagram da Rádio Jornal.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor