cidadania

Em parceria com CBF, Prefeitura do Recife lança projeto social de futebol para crianças

O projeto social "Gol Brasil" usa o futebol como ferramenta de promoção da educação e da cidadania.

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 27/08/2021 às 14:41 | Atualizado em 27/08/2021 às 14:42
Notícia
X

Prefeitura inicia projeto Gol do Brasil para promover educação e cidadania
Parceria com Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Pernambucana de Futebol, iniciativa teve aula inaugural nesta quarta-feira (25), no campo do Parque da Macaxeira

Oitenta crianças e jovens do Recife participaram, nesta quarta-feira (25), da aula inaugural do projeto Gol do Brasil, no campo do Parque da Macaxeira, Zona Norte do Recife. O projeto social, que usa o futebol como ferramenta de promoção da educação e da cidadania, vai atender 240 crianças em situação de vulnerabilidade social, por 12 meses, seguindo todos os protocolos estabelecidos de segurança.

A aula inaugural já mostrou o dinamismo esperado pelos jovens e colocou toda a galera em campo para prática dos fundamentos do futebol. Já a parte teórica abordou a violência no esporte, de maneira informal e didática. “Trouxemos uma conversa muito aberta sobre como é possível ter uma comunicação eficaz no esporte, em casa e na escola, para melhorar o ambiente onde eles estão inseridos”, explicou o coordenador do projeto no Recife, Wellington Lima.

As aulas acontecerão às quartas e sextas-feiras no Parque da Macaxeira, nos turnos da manhã e tarde, com duração de uma hora. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), a CBF e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e as 240 vagas estão preenchidas. Allison José , 16 anos, morador da Macaxeira, joga desde os cinco anos de idade, e sempre foi apaixonado por futebol. “Minha prima jogava futebol num clube local e fui pegando gosto pelo esporte. O Gol do Brasil dá muita oportunidade pra gente realizar nossos sonhos de nos tornar grandes jogadores de futebol”, disse.

Cauã Guilherme Braga da Silva, 15 anos de idade, joga desde os 10 anos e começou jogando na rua com os amigos. “Meu pai me levava pros jogos de futebol e isso me incentivou muito a querer ser um jogador de futebol. Pra gente que gosta muito desse esporte, o projeto é um caminho que nos dá esperança”, vaticinou. Já o irmão Nilton Eduardo Braga da Silva, 11 anos, se viu encantando pelo futebol aos cinco anos de idade, também com as idas aos campos de futebol. “Nosso tio falou desse projeto e viemos nos inscrever. Aqui a gente vai evoluir mais e tem a CBF no currículo, né?”, refletiu.

Segundo o secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho, o objetivo é expandir a iniciativa para outros bairros. “Além de ajudá-los a sair da situação de vulnerabilidade e levar educação e cidadania a esses jovens, o Gol do Brasil pode significar uma mudança de vida. Se o aluno se destacar e evoluir no projeto, o atleta pode ser indicado a clubes locais, olheiros de times de fora, ou seja, uma porta que se abre no mercado de trabalho do futebol profissional, o sonho da maioria dos jovens que estão no projeto”, afirma.

As dez habilidades para a vida estabelecidas pela ONU são autoconhecimento, resolução de problemas, tomada de decisão, pensamento criativo, relacionamento interpessoal, comunicação eficaz, empatia, lidar com sentimentos, lidar com estresse e pensamento crítico.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor