BRASIL X JAPÃO

São Paulo homenagea o 'Oliver Tsubasa da vida real', jogador que inspirou criação do anime Super Campeões

Musashi Mizushima foi cria das categorias de base do São Paulo e foi campeão paulista em 1985 com o tricolor paulista

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa, Túlio Feitosa

Publicado em 10/09/2021 às 16:46
Notícia
X

Se o brasileiro tem carinho pelo futebol japonês, muito se dá pelo sucesso que foi a animação japonesa Captain Tsubasa, conhecido popularmente como "Super Campeões", transmitidos entre a década de 90 e anos 2000 na Rede Manchete e RedeTV, além do canal por assinatura Cartoon Network. O protagonista Tsubasa Ozora, ou Oliver Tsubasa, inclusive, foi inspirado em um jogador japonês que recebeu uma homenagem do São Paulo Futebol Clube, nesta sexta-feira (10). O atleta e aniversariante do dia, Musashi Mizushima, que completou 57 anos, defendeu o clube paulista entre os anos 1975 e 1985, sendo campeão estadual com o tricolor.

O jovem japonês começou no futebol brasileiro ainda aos 11 anos, quando o São Paulo deixou que Mizushima treinase nas categorias de base do clube após indicação de Pelé, que o descobriu em uma viagem à Shizuoka, no Japão. Na época, o futebol ainda não era profissionalizado no país asiático, então a família do pequeno Musashi Mizushima largou tudo em sua terra natal para vir ao Brasil investir na carreira do que veio a se tornar o primeiro atleta da Terra do Sol Nascente no futebol brasileiro.

Além do São Paulo, o futebolista japonês também defendeu outros clubes paulistas. Em 1986, Mizushima atuou pelo São Bento. Entre 87 e 88, Mizushima defendeu a Portuguesa. Também em 88, ele vestiu a camisa do Santos. Ele retornou ao Japão em 1989, quando defendeu o Hitachi FC, precursor do Kashiwa Reysol. Em 1991, ele defendeu o AS Flügels, precursor do Yokohama Flügels, onde se aposentou em 92.

Inspiração para o Tsubasa

Musashi Mizushima ficou conhecido no Japão como "Asas de Ícaro", apelido que inspirou o nome de Tsubasa Ozora, que significa "Asas do Céu". O artista criador de "Super Campeões", Yoichi Takahashi, era fã de futebol e viu a trajetória do japonês radicado no Brasil para criar o que viria a ser conhecido como Oliver Tsubasa, pelos brasileiros.

O mangá original foi lançado em 1981 e durou 37 volumes, terminando sua publicação em 1988, mas não acabou por aí. Takahashi ainda escreveu outras cinco continuações, a última delas durando seis volumes e acabando em 2012. Já a animação teve sua primeira versão lançada em 1983, rendendo 128 episódios e quatro filmes. A segunda versão, Super Campeões J, foi lançada entre os anos 1994 e 95, enquanto o Road to 2002, feito em homenagem à Copa do Mundo do Japão, foi lançado em 2001. Uma nova versão foi lançada em 2018, trazendo traços mais modernos para as novas gerações.

Tsubasa, inclusive, era um jovem jogador que fazia sucesso no futebol colegial e tinha o sonho de vir para o futebol brasileiro se desenvolver como atleta, tal qual o próprio Musashi Mizushima. O São Paulo também foi representado na animação japonesa como "Brancos", time em que o protagonista atuou e rivalizou com o "Domingos", clube que representou o Flamengo na versão lançada em 2001.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor