No Dia da Consciência Negra, clubes de Pernambuco reforçam luta contra o racismo
Nas redes sociais, Santa Cruz, Sport e Náutico publicaram reflexões sobre a data
Celebrado anualmente em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra foi lembrado por clubes do futebol pernambucano. Nas redes sociais, Santa Cruz, Sport e Náutico se posicionaram para uma luta extremamente importante, mas ainda longe de ser resolvida no Brasil: o racismo.
A Cobra Coral, primeira equipe de Pernambuco a aceitar negros em seu plantel, publicou um vídeo relembrando a trajetória antirracista do clube. “Nós já nascemos dizendo não ao racismo, numa época em que tal ato era praticamente impensável. Mas a luta não acabou. O racismo no Brasil ainda mata, exclui, tortura. No Dia da Consciência Negra, é nosso dever reafirmar a essência da nossa origem: integrar as paixões e as raças”, escreveu a Cobra Coral.
O Sport postou uma arte com punhos cerrados e os dizeres ‘Nosso preto é de luta’. Na publicação, a equipe rubro-negra afirmou que a luta contra o racismo “é diária, constante e coletiva.”
Ver essa foto no Instagram
O Timbu também reforçou a necessidade de combater o racismo. Nas redes sociais, o Náutico afirmou que o Dia da Consciência Negra é “uma data que pede o respeito e o fim do preconceito. A luta é diária e de todos!”
Ver essa foto no Instagram