furacão

O Athletico-PR já é um gigante do futebol brasileiro? Confira análise

Athletico-PR conquistou o bicampeonato inédito para um clube brasileiro da Sul-Americana e acumula grandes títulos nos últimos anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Haim Ferreira

Publicado em 21/11/2021 às 10:52 | Atualizado em 18/05/2022 às 16:51
Notícia
X

O Athletico-PR conquistou no último sábado (20) o bicampeonato da Copa Sul-Americana, feito inédito para um clube brasileiro.

A conquista voltou a levantar um debate recente sobre a grandeza do clube paranaense.

Já dá para considerar o Furacão um dos gigantes do futebol brasileiro? Os números e as conquistas da equipe mostram que sim.

Nos últimos cinco anos, o rubro-negro de Curitiba conquistou nada menos do que sete títulos.

Foram três campeonatos paranenses, todos eles sendo disputados com times das categorias de base, reforçando a identidade da equipe de investir nas categorias de base e, principalmente, canalizar energias para competições maiores.

Em 2018 e 2021, o Athletico conquistou a Copa Sul-Americana, que por muitos anos era considerada a "Série B da Libertadores".

O torneio continental agora tem muito mais expressividade, além de render uma boa cifra aos cofres do clube. Para se ter noção, com o título deste ano, eles faturaram nada menos do que R$ 37 milhões.

De quebra, o Furacão garantiu vaga na próxima edição da Copa Libertadores pelo quarto ano consecutivo.

O Athletico-PR já foi campeão brasileiro em 2001, mas em 2019 aumentou o seu leque de títulos nacionais ao conquistar a Copa do Brasil.

Na ocasião, os rubro-negros desbancaram o favorito Flamengo nas quartas de final, que naquele ano seriam campeões do Brasileirão e da Libertadores.

Na grande decisão, vitória em casa e fora diante do Internacional. Os curitibanos podem repetir o feito neste ano, já que novamente estão na final do torneio contra o Atlético-MG.

"É um clube muito sério, que devia ser mais falado, respeitado. Um time gigante. Segredo é muito trabalho, humildade, não temos medo de enfrentar nenhuma equipe", disse o capitão Thiago Heleno.

"O segredo é todos entenderem o projeto e remarem para a mesma direção", completou.

Títulos do Athletico-PR:

Campeonato Brasileiro: 1 (2001)

Copa do Brasil: 1 (2019)

Copa Sul-Americana: 2 (2018 e 2021)

Campeonatos Paranaenses: 26

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor